Dose de reforço
Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
Saúde | 02 de Julho de 2025 as 16h 18min
Fonte: Ses MT

Mato Grosso passou a oferecer, nesta terça-feira (1º.7), a vacina meningocócica conjugada ACWY como dose de reforço para as crianças de 12 meses de idade, no Calendário Nacional de Vacinação, no lugar da vacina meningocócica conjugada tipo C, que era aplicada até então para essa faixa etária.
A medida, orientada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar a proteção das crianças pequenas contra a meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, incluindo os sorogrupos A, W e Y, responsáveis por quadros graves da doença no Brasil.
“A imunização é a forma mais segura e eficaz de proteger as crianças contra a meningite. Por isso, peço que os mato-grossenses levem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para aplicar a dose contra a doença e manter o cartão de vacinação atualizado”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo o coordenador estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Marx Camarão, as doses da vacina meningocócica conjugada ACWY estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios de Mato Grosso, mas o novo esquema vacinal só vale para quem ainda não tomou o reforço.
“As crianças que já receberam o reforço com a vacina tipo C não precisam procurar os postos de saúde novamente para serem revacinadas, pois já estão protegidas. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não receberam a dose de reforço devem ser levadas para se imunizarem”, ressaltou.
A vacina meningocócica tipo C continua sendo aplicada nos bebês aos três meses e aos cinco meses.
Já a vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada como reforço aos 12 meses e segue sendo dada em dose única para quem tem entre 11 e 14 anos de idade.
A SES já distribuiu 52.013 doses da vacina meningocócica ACWY e 72.379 da meningocócica tipo C aos municípios neste ano. Ao todo, foram aplicadas 23.886 vacinas do tipo ACWY em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e 60.394 doses do tipo C em crianças de 3 meses a 4 anos.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
A mudança do tipo de vacina para crianças de 12 meses faz parte das estratégias para a eliminação das meningites como problema de saúde pública até 2030, alinhadas ao plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de casos confirmados de meningite em Mato Grosso passou de 65, em 2020, para 113, em 2024. Já os óbitos aumentaram de 8 para 24 no mesmo período. Até 10 de junho de 2025, foram registrados 27 casos e 6 mortes por meningite no Estado.
Notícias dos Poderes
Pesquisa inédita do Campus Sinop apresenta tratamento inovador em humanos
28 de Agosto de 2025 as 09h11Saúde realiza sábado (30) mutirão de vacinação e pesagem do bolsa família
27 de Agosto de 2025 as 14h49SES treina equipes para a captação de órgãos na região de Sinop
Capacitação visa melhorar a formação de cerca de 50 profissionais de hospitais públicos, privados e filantrópicos envolvidos na captação de órgãos no norte de MT
27 de Agosto de 2025 as 09h59Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10