Procedimento indolor
Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
Saúde | 17 de Outubro de 2025 as 08h 30min
Fonte: O tempo

O Uruguai aprovou nessa quarta-feira (15/10) uma lei que legaliza a eutanásia, tornando-se um dos poucos países a permitir o procedimento, que continua restrito a algumas regiões ao redor do mundo.
Este procedimento envolve um médico administrar uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor.
A legislação uruguaia não estabelece limites de tempo para a realização. Ela também permite que qualquer pessoa com doença incurável que cause "sofrimento insuportável" busque o procedimento, mesmo que seu diagnóstico não seja terminal.
As regras relacionadas à eutanásia seguem determinações distintas em cada um dos países onde é autorizada.
Quais países permitem?
O procedimento é permitido em países europeus como Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Portugal. A prática também é autorizada no Canadá.
Segundo as leis de alguns Estados dos EUA, Austrália e Nova Zelândia, a eutanásia é restrita àqueles com expectativa de vida de no máximo seis meses ou um ano.
Na América do Sul, Colômbia, Equador e Peru já haviam descriminalizado a eutanásia por decisões judiciais, mas esta é a primeira vez na região que ela é aprovada por lei.
No Chile, o presidente Gabriel Boric reacendeu recentemente a pressão pela aprovação de um projeto de lei sobre eutanásia, que há muito tempo está parado no Senado. Debates acirrados e ativismo têm tomado conta da região nos últimos anos.
No Brasil, a prática ainda é considerada ilegal.
Eutanásia x suicídio assistido
Embora relacionados ao fim da vida e frequentemente considerados "sinônimos", a eutanásia difere do suicídio assistido. Tanto o suicídio assistido quanto a eutanásia são formas de antecipar a morte e aliviar o sofrimento, porém, a abordagem é distinta.
Enquanto no caso da eutanásia, o médico injeta uma substância letal, no suicídio assistido o medicamento é administrado pelo próprio paciente. A legislação aprovada no Uruguai permite apenas a prática da eutanásia.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24