Levantamento
Sinop tem queda de mais de 50% no índice de infestação do mosquito da dengue
Mais de 460 mil depósitos foram vistoriados e 4.440 focos do mosquito foram eliminados
Saúde | 26 de Março de 2024 as 13h 21min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O esforço conjunto das equipes de endemias e o engajamento da população de Sinop resultaram em uma significativa redução nos índices de infestação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. De acordo com os resultados do segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, houve uma queda significativa, de mais de 50%, passando de 11,3% para 5,5%. Esta conquista é um reflexo direto do comprometimento das equipes de saúde e da colaboração da comunidade.
O Ministério da Saúde estabelece meta de 1% para o índice de infestação, e embora ainda haja trabalho a ser feito, este progresso é motivo de comemoração. As próximas etapas do LIRAa estão programadas para os meses de abril, maio, agosto e outubro, com o objetivo de monitorar e continuar a reduzir a infestação do mosquito.
A pesquisa do LIRAa é realizada em quadras selecionadas pelo Ministério da Saúde, onde o trabalho ocorre da seguinte forma: visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco, seguindo um sistema de amostragem rigoroso. Os agentes de endemias visitam os imóveis, fazem inspeções detalhadas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Desde o início do ano até agora, as equipes de endemias já realizaram mais de 14 mil visitas em residências, empresas e instituições públicas e privadas. Mais de 460 mil depósitos foram vistoriados e 4.440 focos do mosquito foram eliminados. É importante destacar que, durante essas inspeções, foi constatado que 60% dos depósitos que podem servir como criadouros para o Aedes Aegypti são lixo doméstico, recipientes de fácil remoção e que são coletados semanalmente.
Como resultado dessas ações, Sinop avançou de uma classificação de risco alto para médio, reflexo da eficácia das medidas implementadas até o momento. No entanto, é necessário que a comunidade continue engajada e adote práticas de prevenção em suas residências e locais de trabalho.Seja um agente na sua casa, e juntos, podemos manter a cidade protegida contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e reduzir os dados.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59