Coronavírus
Sinop registra 3ª morte por COVID-19
Saúde | 01 de Junho de 2020 as 08h 46min
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop notificou, até as 18h deste domingo, 31 de maio, 54 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Desses, 21 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames.
O cenário epidemiológico para ocorrências positivas da doença se manteve igual ao de sábado, 30 de maio. As únicas alterações nestas 24 horas dizem respeito ao número de internados, que passou de quatro para três (um em enfermaria privada e dois em UTI do Hospital Regional de Sinop), e os pacientes que se encontram em isolamento domiciliar: de 16 para 17.
A cidade contabiliza três óbitos, 31 recuperados. Desde 16 de março, 195 amostras para SARSCoV-2 foram remetidas ao Lacen. 145 negativaram, seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão laboratorial e outras dez aguardam resultados exclusivamente daquele laboratório.
CENÁRIO SUSPEITOS
O cenário geral de casos suspeitos no município, isto é, que engloba tanto os testes rápidos positivos quanto exames coletados (RT-PCR ou teste rápido) pela Secretaria Municipal de Saúde e a rede privada não sofreu alteração.
Sinop possui 78 casos suspeitos, sendo 20 referentes aos testes rápidos positivos em investigação em isolamento domiciliar, e 58 casos com exames (RT-PCR ou teste rápido) coletados aguardando resultado tanto em laboratórios da rede privada quanto pública. Desse universo de 58, dez amostras encontram-se no Lacen/MT e 48 são da rede privada.
TESTES RÁPIDOS
Também não houve alteração no panorama testes rápidos. 28 positivos para Covid-19 foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde. Desses, sete foram descartados após investigação, um descartado após protocolo RT-PCR negativo emitido pelo Lacen e 20 se encontram em investigação.
Testes rápidos são utilizados para fins de triagem e não diagnóstico. Isso quer dizer que uma ocorrência positiva não será acrescida à contagem geral da cidade até que o ciclo de investigação seja concluído.
Conforme Nota Técnica Nº 05/COE COVID-19/SES-MT, caso confirmado é estabelecido com aplicação de três critérios: investigação epidemiológica, quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem. Testes Rápidos são utilizados para triagem e não para diagnóstico.
MATO GROSSO
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (31), 2.485 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 63 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas cinco mortes envolveram residentes de Chapada dos Guimarães, Sinop, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, informou a SES.
Notícias dos Poderes
Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30