37º Congresso Nacional
Sinop apresenta projetos positivos desenvolvidos pela saúde em congresso nacional de secretarias municipais
O município apresentou três projetos
Saúde | 17 de Julho de 2023 as 13h 39min
Fonte: Daiane Stela- Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop participa do 37º Congresso Nacional do CONASEMS, reconhecido como o maior evento de saúde pública da América do Sul. O evento traz como temática deste ano “O SUS que Falta no Brasil”. Realizado em Goiânia, a programação segue até quarta-feira (19), reunindo as secretarias municipais de saúde de todo o país.
O município apresentou três projetos durante a 18° mostra aqui tem SUS: “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”; “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS” e “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”.
Daniela Galhardo, secretária de saúde, destaca que o congresso vem para compartilhar e somar experiências. “Nossa participação nesse evento é de extrema importância, uma oportunidade única para representar o município, e acima de tudo adquirir conhecimentos que possam beneficiar a população, buscando ofertar sempre o melhor atendimento”, enfatizou.
A Central de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel é um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima. Aumentando a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou de atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Além disso, as equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dão apoio nas ocorrências, seja de salvamento terrestre, espaços confinados, de trânsito entre outros casos.
“Estamos orgulhosos em poder levar o nome de Sinop para um evento tão grandioso. Estamos apresentando esse projeto de atendimento pré-hospitalar, que veio de encontro com a nossa demanda, já que são muitos acidentes/ocorrências registradas diariamente. Ter um médico dentro da viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, otimiza os atendimentos emergenciais. Uma parceria que deu certo, e queremos compartilhar com outras cidades”, destacou Galhardo.
O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, identificando os principais desafios e trocando experiências, para desenvolver habilidades e realizar melhorias voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00