Novos ajustes
Secretaria volta a realizar consultas de rotina nas UBS’s de Sinop
A medida é possível devido à redução na procura por pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19
Saúde | 03 de Maio de 2021 as 10h 31min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde restabelecerá, a partir desta segunda-feira (03), os serviços ofertados pelos programas de saúde da família desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida é possível devido à redução na procura por pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19.
Outros ajustes entre as unidades também foram feitos para atender melhor o munícipe. Confira abaixo o que passa a valer a partir da data:
As Unidades Básicas de Saúde retomam todos os serviços relacionados à saúde da família, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nas UBS’s, exceto a São Cristóvão, também serão mantidos os atendimentos de casos suspeitos de Covid-19, com organização do chamado fluxo em Y, onde pacientes com sintomas gripais são direcionados a uma entrada e sala de atendimento diferentes dos demais casos.
Também haverá mudanças na UBS José Ramos Pereira (Maria Vindilina II), que em março passou a ser unidade de atendimento 24 horas para casos suspeitos de Covid-19. Nesta segunda-feira (03), a unidade estará fechada para ser reorganizada e voltar a atender como posto de saúde da família aos moradores da região. A expectativa é que a UBS esteja atendendo normalmente a partir do dia 10 (segunda-feira).
As vacinas de rotina não foram suspensas em momento algum, no entanto, vale reforçar que seguem disponíveis nas UBS’s onde há salas de vacinação: Alto da Glória, Sabrina, São Cristóvão, São Francisco, Camping Club, Palmeiras, Primaveras e Gente Feliz, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além de nos Centros Integrados de Atendimento (CIA) André Maggi e Jacarandás, das 6h às 18h.
Os atendimentos de urgência e emergência não relacionadas à Covid-19 seguem sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizada na avenida André Maggi.
A Unidade Covid-19 Primaveras continua como referência para os atendimentos médicos de casos suspeitos da doença, no entanto, agora com expediente 24 horas. No local, também são feitas as coletas dos exames laboratoriais.
Já na Unidade Covid-19 Paraíso, os atendimentos seguem de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalos, apenas para a coleta de exames em pacientes suspeitos da doença e que estão com encaminhamento médico para a realização.
A Ala Covid (hospital de campanha) continua funcionando normalmente para internação. No entanto, serão encaminhados para a unidade os pacientes consultados na Unidade Covid-19 Primaveras, caso seja necessário.
Já na Upinha (na UBS Ibirapuera), mantém-se os atendimentos urgências e emergências, incluindo casos suspeitos de Covid-19, todos os dias a partir das 19h até às 6h e, 24 horas aos finais de semana.
Notícias dos Poderes
Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50