Ação
Saúde realiza sábado (30) mutirão de vacinação e pesagem do bolsa família
Saúde | 27 de Agosto de 2025 as 14h 49min
Fonte: Assecom

Neste final de semana, sábado, 30 de agosto, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde realizará mais um mutirão para atualização do cartão de vacinas e do programa nacional Bolsa Família. A ação ocorrerá no conjunto habitacional Residencial Nico Baracat e atenderá a população das 8h às 15h30.
Serão disponibilizados na ação, todos os imunizantes abrangidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Ministério da Saúde. O coordenador de imunização e rede frio de Sinop, João Gustavo Breganó, explica que a ação visa aproximar da população dos serviços básicos oferecidos pelo Executivo.
“A vacinação é o principal meio de combate às doenças que deixam sequelas e que estão presentes nos atendimentos da rede pública de saúde. Visando o bem estar e trabalhando na promoção da saúde dos sinopenses e também humanizando os atendimentos, a secretaria implementou a vacinação itinerante para aproximar a população desse serviço essencial e de suma importância para todos”, disse ele.
Entre os imunizantes disponíveis, está a vacina contra a influenza (gripe). O médico clínico geral da Secretaria, Alessandro de Oliveira Arantes, explica que o período em que estamos passando é muito propício a disseminação do vírus da gripe. Muitas pessoas acabam se infectando nesse período em decorrência da baixa umidade e a concentração de pó que prejudica as vias aéreas.
“Com essa mudança de clima, temos uma alteração na condição do ar que a gente respira, que influencia diretamente em condições que a gente agrupa como: síndromes gripais”, disse ele, acrescentando que “temos a vacina disponível no município [...] essa vacina já está disponibilizada para outros grupos [...]. Então o apelo é: procure a vacina, pois ela evita as formas graves da doença”, finalizou.
O diferencial dessa ação, é a disponibilização de servidores que farão o acompanhamento das famílias que são alcançadas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal. A pesagem é uma das exigências para manutenção das famílias no programa e a permanência do benefício. Ela é realizada, essencialmente, em crianças de sete anos abaixo e mulheres grávidas. O objetivo é manter o desenvolvimento saudável da gestante e da criança nos primeiros anos de vida.
“A pesagem é um requisito semestral do Bolsa Família, que deve ser cumprido para a continuidade do recebimento dos benefícios. Esse acompanhamento regular ajuda a prevenir e identificar precocemente possíveis problemas de saúde, que podem ser cruciais para o bem-estar das crianças e das gestantes”, informou a assessoria do programa.
O Residencial Nico Bacarat fica localizado entre os bairros Residencial Belvere I e II.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24