Cuidados
Risco de doenças cresce após fortes chuvas; SES alerta para cuidados
Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves
Saúde | 16 de Janeiro de 2025 as 08h 21min
Fonte: PNB Online

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu orientações à população sobre os cuidados necessários após a exposição à água de alagamentos e enchentes, intensificadas pelas chuvas dos últimos dias. Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves, incluindo leptospirose, tétano, hepatite A e doenças diarreicas agudas.
A leptospirose, doença causada pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos, é um dos principais perigos. A contaminação ocorre pelo contato com água misturada a esgoto e resíduos urbanos, frequentemente presente durante enchentes. A bactéria penetra no corpo através de lesões na pele ou por meio das mucosas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, recomenda evitar ao máximo o contato com a água das inundações. “Se o contato for inevitável, é fundamental não nadar, tomar banho ou ingerir essa água. Cortes e arranhões devem ser cobertos com bandagens impermeáveis, e o uso de botas e luvas ajuda a prevenir infecções”, orienta Moraes.
O Ministério da Saúde informa que o período de incubação da leptospirose varia de 1 a 30 dias, sendo mais comum o aparecimento de sintomas entre 7 e 14 dias após a exposição. Em casos graves, a taxa de letalidade da doença pode alcançar 40%.
Entre os sintomas de alerta estão febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cólicas e diarreia com sangue ou muco. A SES reforça a importância de buscar atendimento médico imediato ao identificar esses sinais.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59