Solidariedade
Projeto Farmácia Solidária já beneficiou mais 1,5 mil pessoas em 2023
No primeiro semestre, 1.590 pessoas receberam doações de medicamentos, sob receita médica
Saúde | 11 de Agosto de 2023 as 11h 40min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O Farmácia Solidária é um projeto de extensão da UFMT, que foi implantado em 2018 no município, por meio de uma parceria entre a universidade, Secretaria de Saúde e Rotary Teles Pires, que tem como objetivo dar destino correto para aqueles medicamentos que as pessoas não utilizam e deixam guardados em casa, e que podem ser doados para quem precisa.
Os resultados da ação são positivos, só neste ano, no primeiro semestre, 1.590 pessoas receberam doações de medicamentos, sob receita médica. A farmácia é mantida com a colaboração da população, que deixa os medicamentos que não estão sendo utilizados nos pontos de coleta. Atualmente, o projeto tem sete locais de arrecadação, entre eles estão: os CIA’s Umuarama, Jacarandás e André Maggi; Hospital Dois Pinheiros, Maternidade Jacarandás, UFMT e UBS Cidade Jardim.
A coordenadora do projeto, Morenna Alana Giordani, explica que os medicamentos doados passam por uma triagem, e depois são disponibilizados gratuitamente. “Temos uma equipe formada por farmacêuticos, docentes e estudantes, que realizam esse processo de triagem em todos os medicamentos, onde são observadas a data de validade e estado de conservação, para saber se estão aptos para o consumo ou se serão descartados”, ressaltou.
Morenna ainda orienta sobre como e quais medicamentos podem ser doados. “Todos os comprimidos são aceitos, mesmo que estejam com a caixinha aberta. Com relação aos medicamentos líquidos e pomadas, assim como comprimidos fora do prazo de validade, também devem ser colocados nas caixas de coleta, pois serão descartados de forma correta, de acordo com as leis ambientais”, enfatizou.
A triagem e redistribuição dos medicamentos, é feita na sede do projeto que funciona dentro da Unidade Básica de Saúde Cidade Jardim, que fica próxima ao Centro de Eventos Dante de Oliveira, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. Os pacientes podem solicitar o medicamento de forma presencial ou por meio do Whatsapp 66 99282-5239, e posteriormente fazer a retirada no local.
A farmacêutica e voluntária do projeto, Larissa Ludwing, alerta sobre o uso excessivo de medicamentos e a automedicação. “Não se deve usar medicamentos à toa ou aquele que o vizinho indicou, sem passar por um profissional. Cada organismo pode reagir de formas distintas, por isso é necessário o acompanhamento e orientação de profissional qualificado”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00