Expedição
Projeto da UFMT Sinop leva atendimento médico até população indígena do Xingu
O projeto é realizado anualmente pelo curso de medicina da UFMT de Sinop e parceiros do município.
Saúde | 05 de Outubro de 2023 as 16h 15min
Fonte: Maurício Küster - BW Comunicação

A liga acadêmica de Saúde Indígena da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop realizou a 7° expedição do projeto de extensão UFMT Xingu. Durante a viagem de três dias, a população de etnia Yudjá, da aldeia Tuba Tuba e aldeias vizinhas receberam atendimentos médicos na área de oftalmologia, pediatria, neurologia, clínica médica e consultas em odontopediatria.
Ao todo, cerca de 120 atendimentos médicos e 50 atendimentos odontológicos foram realizados, em crianças e adultos, além de uma pequena cirurgia. Os pacientes que necessitaram de tratamento, estão sendo acompanhados clinicamente por meio da regulação municipal de Sinop, em parceria com a Casa da Saúde Indígena.
O projeto de atendimento médico às populações remotas do Parque Nacional do Xingu acontece desde 2017, mas em 2019 ganhou reforço com a criação da liga, pelo curso de medicina da UFMT, com o apoio do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e Óticas Carol Sinop.
Conforme o médico oftalmologista e professor, Douglas Yanai, o projeto cumpre com excelência a proposta de extensão da universidade com a sociedade, além de ser uma oportunidade única dos acadêmicos conhecerem culturas e hábitos de vida diferentes.
“É um projeto com uma grande logística, nos deslocamos pela estrada com equipamentos e durante os dias que estamos lá, ficamos na comunidade, convivendo e aprendendo com os habitantes locais. [...] neste momento estão sendo doados 31 óculos, após os exames oftalmológicos que realizamos, mas o número ainda vai aumentar após as cirurgias de catarata que iremos realizar”, destacou Yanai.
Segundo a médica e professora, Anna Letícia Yanai, o projeto também desenvolve a formação humanizada aos acadêmicos, com respeito à diversidade cultural.
“Um dos pilares do projeto é permitir que os alunos de medicina participem dessa experiência única, que traz enriquecimento cultural e humano, permitindo a formação de um médico mais sensível às diferentes necessidades dos pacientes, respeitoso com a diversidade existente em nossa sociedade, e preparado para as mais variadas situações profissionais e de vida. Enfim, é um aprendizado que nenhuma escola médica tradicional trará”, concluiu Anna Letícia.
Para a expedição, a configuração e tamanho da equipe é designada para não causar transtorno na rotina e hábitos dos locais atendidos. Durante a expedição deste ano, estiveram presentes 8 acadêmicos de medicina da UFMT-Sinop, além do médico oftalmologista, Dr. Douglas Yanai; a médica hematopediatra Anna Letícia Yanai, o neurologista, Dr. Fernando Garcia, a odontopediatra, Dra. Gessica Vasconcelos e equipe de apoio liderada por Elias Barbosa.
Notícias dos Poderes
Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00Prefeitura realiza mutirão de endoscopia e atende 250 pacientes, essa semana
21 de Julho de 2025 as 11h12Número de grávidas com mais de 45 anos sobe 137% em uma década no Estado, mostra Censo
21 de Julho de 2025 as 08h41Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro
Experimento com camundongos mostrou que formulação genérica de mRNA foi capaz de estimular o sistema imunológico a combater diferentes tipos de tumor, incluindo os resistentes a tratamento
21 de Julho de 2025 as 07h40