Saúde feminina
Prefeitura de Sinop faz mutirão de consultas pré-cirúrgicas para pacientes ginecológicas
Saúde | 26 de Setembro de 2024 as 14h 08min
Fonte: Da Redação

Com o objetivo de garantir o acesso à saúde e promover o bem-estar das sinopenses, a Prefeitura de Sinop vai realizar, neste sábado (28), um mutirão de consultas ginecológicas pré-cirúrgicas. Ao todo, cerca de 180 pacientes já reguladas serão atendidas por médicos especialistas conveniados ao Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, fazendo o direcionamento de cada caso.
“As pacientes que serão atendidas neste sábado, são mulheres que já estão devidamente reguladas e que passarão pelas consultas ginecológicas, oportunidade em que os médicos farão as avaliações de cada caso, encaminharão os exames pré-operatórios nos casos cirúrgicos e demais encaminhamentos necessários”, detalhou o secretário de Saúde, Robinson Martins.
Os atendimentos serão realizados na sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na rua das Castanheiras, centro, e serão divididos em dois turnos. “Nós estamos empenhados em ampliar cada vez mais a oferta de consultas, exames e cirurgias para a população. Esse mutirão é um exemplo dos vários que foram feitos no decorrer dessa gestão, que resultaram no aumento no número de atendimentos e na redução do tempo de espera em cirurgias eletivas, garantindo um suporte adequado e de qualidade”, destacou Martins.
Com a realização de mutirões e com o convênio que o município tem com o Consórcio, a Prefeitura conseguiu dar celeridade em vários processos e, com isto, zerar a fila de espera em pelo menos 20 especialidades cirúrgicas, entre elas a Cirurgia de Alta Frequência (CAF - excisão tipo 3 de colo uterino), procedimento para lesões do colo uterino, onde uma área doente pode ser retirada com o menor dano possível ao órgão.
ZERANDO A FILA
Um recente levantamento feito pela Secretaria de Saúde aponta que de janeiro de 2021 até o início de setembro deste ano, o município investiu aproximadamente R$ 18,3 milhões apenas no Consórcio Público, proporcionando a execução de mais 280 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias e, deste modo, zerando a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em 20 especialidades.
REVENÇÃO
A prevenção de doenças é essencial para a saúde da mulher e pode ser iniciada facilmente nos postos de saúde. Em Sinop, por exemplo, todas as Unidades Básicas de Saúde realizam a coleta do preventivo e, em caso de detecção precoce de alterações, a paciente é direcionada aos encaminhamentos necessários. Além disso, os profissionais de saúde estão disponíveis para fornecer orientações sobre cuidados, alimentação e hábitos saudáveis.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59