Alta demanda
Prefeitura amplia para 20 leitos a Ala Covid da UPA
Saúde | 10 de Março de 2021 as 13h 39min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria

A Secretaria de Saúde de Sinop ampliou para 20 o número de leitos para internação na recém aberta ala Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André Maggi. O objetivo é atender a alta demanda de pacientes que aguardam por uma vaga em hospitais. No entanto, poucas horas depois da liberação dos novos leitos, todos já se encontravam ocupados. “Domingo de manhã estávamos aqui e já tínhamos verificado com a nossa equipe a abertura de 10 leitos. Na segunda-feira já se percebeu que seria pouco. Então conseguimos chegar em 20 leitos e a casa já está lotada”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato, durante nova visita realizada na unidade, na noite desta terça-feira (09), juntamente com a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.
O gestor destaca que já está mobilizando a equipe técnica da pasta para fazer a aquisição de mais camas hospitalares e ampliar os atendimentos na unidade. Porém, aponta que a principal dificuldade é a formação da equipe de trabalho. “Hoje aqui na UPA já estamos com infectologista e fisioterapeuta acompanhando os pacientes, além de toda equipe. Mas, para gente continuar ampliando o serviço, nós precisamos de mais equipes [tanto de enfermagem quanto médica], mais RH e não tem. O Estado todo está com essa dificuldade”, disse.
No entanto, além de buscar ampliação de estrutura e atendimentos nas unidades de saúde, Gobbato reforça que a participação da população em seguir as medidas de biossegurança como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel, por exemplo, é fundamental para reduzir a transmissão da doença. “Nós precisamos que as pessoas se conscientizem, não tem mais vaga na UTI no Estado todo. Em Sinop não é diferente. O hospital regional está lotado, os hospitais particulares estão lotados e a UPA já está com 20 pessoas só na ala Covid, inclusive com quadro de entubados em estado grave, necessitando de vaga na UTI. Então precisamos que todos se conscientizem e tomem as medidas de segurança”, alertou.
De acordo com a representante geral do Instituto Social que administra a unidade, Franscislaine de Almeida, a procura por internação foi quase que imediata a abertura dos novos leitos. “A gente viu um aumento da demanda de pacientes mais graves chegando na unidade e procurando o leito para internação”, destacou.
Ala COVID
A estrutura antes disponível no chamado hospital de campanha, foi realocada para a UPA André Maggi para compor a Ala Covid, espaço recém construído anexo a estrutura. A ala foi aberta na segunda-feira (08) com 10 leitos, após visita técnica feita no domingo (07). A ampliação de mais 10 leitos ocorreu ontem (09).
Pandemia em Sinop
Desde o início da pandemia até ontem (09), 13,4 mil casos foram confirmados da doença. Destas, 12,8 mil estão recuperadas, no entanto, 201 pessoas não resistiram a doença.
Somente de 1º de março até ontem (09), foram 455 casos confirmados para Covid-19.
Notícias dos Poderes
SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31