Prevenção
Pesquisa que controla vetores da Malária e Leishmaniose é realizada na região do Teles Pires
O trabalho preventivo tem como objetivo identificar e monitorar o local, que vai receber eventos da programação do aniversário de 49 anos de Sinop, em setembro
Saúde | 08 de Agosto de 2023 as 12h 42min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Combate às Endemias, iniciou nesta semana a pesquisa de controle dos vetores Flebotomíneos (Transmissores de Leishmanioses), e Anopheles (transmissores da Malária), na praia do cortado e arredores. O trabalho preventivo tem como objetivo identificar e monitorar o local, que vai receber eventos da programação do aniversário de 49 anos de Sinop, em setembro.
Por ano são realizadas quatro coletas entomológicas, duas na área urbana e duas na zona rural. Esta é a terceira pesquisa, sendo a segunda na zona rural e a quarta e última que será na cidade, está prevista para acontecer no mês de outubro. A equipe capacitada para o trabalho, atrai e captura os vetores por meio de armadilhas luminosas e barracas de shannon.
Locais como rios, brejos e lagoas são propícios para o transmissor da malária. Já o flebotomíneo, gosta de locais sombreados, com matéria orgânica que fica acumulada em fenda de pedras e troncos de árvores. Essas características são facilmente encontradas nas áreas rurais e também em bairros próximos de reservas florestais e riachos/córregos. Por conta dessas características, o coordenador de endemias, Alef de Souza Costa, destaca a importância da pesquisa na região do cortado.
“A escolha do local da pesquisa na zona rural muda a cada ano, mas devido às festividades de aniversário da cidade, que terá grandes eventos na praia do cortado, desde o ano passado direcionamos uma das pesquisas para o local. O trabalho será desenvolvido durante toda a semana, com o objetivo de monitorar o índice de infestação naquela região”, explicou o coordenador de endemias.
O primeiro levantamento da coleta foi no mês de abril, nos bairros Jardim Botânico, que possui área de mata do Viveiro Municipal, e no e Jardim das Primaveras, que fica ao lado do Parque Florestal. Nos locais foram capturados 165 Anopheles e 11 Flebotomíneos. Já a segunda pesquisa foi realizada em maio na Gleba Mercedes, que faz parte da zona rural de Sinop, onde foram pegos 165 Anopheles e nenhum Flebotomíneo.
Notícias dos Poderes
Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00