Coronavírus
MT registra 4 casos de Covid da variante delta
Apesar da constatação da variante, nenhum dos pacientes foi a óbito, segundo a SES
Saúde | 06 de Outubro de 2021 as 15h 02min
Fonte: Gazeta Digital

Mato Grosso confirma 4 casos positivos para a variante delta. Dez amostras enviadas ao laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, estavam em análise após suspeitas no Estado. Apesar da constatação da variante, nenhum dos pacientes foi a óbito, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terçafeira (5).
As amostras foram enviadas em julho deste ano e, desde então, o Estado aguardava a confirmação das suspeitas, uma vez que os exames precisavam passar por laboratório de referência. O Lutz, que certifica exames de todo o país, recebe uma grande demanda, o que resulta em demora nos resultados.
Até a publicação do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em 25 de setembro de 2021, Mato Grosso ainda não constava na lista de estados com casos positivos para a variante delta. Porém, o boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 28 de setembro de 2021 já apontava que a VOC (variante de atenção e/ou preocupação) delta já havia sido identificada em amostras de outubro de 2020, com notificações em 187 países.
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, considerando que o sequenciamento genômico está sendo realizado por vários laboratórios do país e que nem todos pertencem à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, muitos resultados podem ter sido notificados apenas aos municípios ou estados ou, até mesmo, ainda não terem sido notificados a nenhum ente do Sistema Único de Saúde, tendo sido apenas depositados em sites abertos de sequenciamento genômico, o que torna necessário fortalecimento da vigilância epi-genômica ao nível da SVS/MS.
A partir dessas informações, foi instituído um monitoramento das VOC no país e, dessa forma, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério realiza levantamento semanal com as Secretarias de Saúde das unidades da federação (UF) sobre os resultados liberados dos sequenciamentos genômicos informados pela rede laboratorial de referência.
Primeiro caso
Na segunda quinzena de julho de 2021, o Instituto de Análises Clínicas (Inac) confirmou a primeira infecção causada pela variante delta em Mato Grosso. O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, que apresentou sintomas gripais leves, como dores no corpo e na cabeça.
Conforme o laudo do laboratório, a paciente, moradora de Cuiabá, já havia apresentado outra confirmação da mesma variante, por meio do exame RT-PCR, em março deste ano. Entretanto, no dia 20 de julho, uma médica responsável pela adolescente solicitou novo exame.
A nova suspeita foi tratada como “uma possível reinfecção”, visto que em “curto lapso temporal” o resultado se repetiu. Com sintomas gripais leves, a adolescente e outros familiares foram monitorados pelo município. Na época, as secretarias de Saúde do município e do Estado foram notificadas sobre o caso, pois o exame havia sido realizado numa unidade particular. Desde então, o exame foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz para certificação.
Notícias dos Poderes
Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09Elevidys: morte de menino de 8 anos após tratamento de quase R$ 20 milhões no Brasil não foi causada pelo remédio; entenda
Segundo a Anvisa, óbito foi provocado por uma infecção viral e apresentou 'nexo causal improvável' com o medicamento
31 de Julho de 2025 as 13h136 Hábitos Diários que Aceleram o Envelhecimento da Pele Além do Sol
Descubra os 6 hábitos surpreendentes que aceleram o envelhecimento da pele além do sol. Veja como o açúcar, o estresse, o álcool e até banhos quentes podem prejudicar sua pele e saiba como se proteger.
30 de Julho de 2025 as 13h58Por que o whey protein é considerado um ultraprocessado e o que isso significa para a sua saúde
Apesar de pertencer à categoria, os nutricionistas ponderam que o whey possui benefícios nutricionais, diferentemente de outros alimentos ultraprocessados, como bolachas, refrigerantes e salgadinhos
30 de Julho de 2025 as 10h01Dermatologistas alertam: banhos quentes devem ser evitados até mesmo no inverno
Água muito quente afeta a barreira de proteção da pele, resseca, irrita e prejudica o couro cabeludo, mesmo em dias frios
30 de Julho de 2025 as 07h55