Alerta
MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
Saúde | 03 de Outubro de 2025 as 08h 44min
Fonte: Unica News

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) notificou, nesta quinta-feira (2), as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT) sobre os riscos da comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, após a confirmação da intoxicação do cantor Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria Hip Hop. O artista, internado no Hospital DF Star, em Brasília, teve exames que identificaram a presença da substância em seu organismo, reforçando a necessidade de prevenção.
A medida preventiva, motivada pelo aumento de casos graves em outros estados, incluindo São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal, orienta que os estabelecimentos adotem práticas rigorosas de controle e rastreabilidade na compra, recebimento e comercialização de bebidas alcoólicas.
Entre as exigências estão a aquisição apenas de fornecedores legalmente registrados, com CNPJ ativo e reputação reconhecida; conferência e arquivamento da nota fiscal eletrônica; e proibição de compras de vendedores informais ou sem documentação fiscal.
O MPMT recomenda ainda que os estabelecimentos mantenham controle detalhado no recebimento das mercadorias, verificando lotes, rótulos e embalagens. Treinamento das equipes para identificar sinais de adulteração — como lacres violados, erros de impressão, odores químicos ou divergência de números de lote — é obrigatório.
Em caso de suspeita, a venda deve ser imediatamente interrompida, o produto isolado e amostras preservadas para perícia.
Caso haja suspeita fundamentada de adulteração, os responsáveis devem notificar imediatamente os órgãos competentes, incluindo Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Procon e o próprio Ministério Público.
As entidades notificadas têm 30 dias para informar à Promotoria as medidas adotadas e garantir que a recomendação seja cumprida entre seus associados. O MPMT alerta que a omissão pode levar a medidas judiciais e responsabilização dos envolvidos.
A promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos destacou que “consumir bebida alcoólica falsificada em momentos de celebração pode colocar a saúde e a vida em risco”.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24