Pesquisa
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
Saúde | 26 de Julho de 2025 as 09h 41min
Fonte: O Tempo

Um estudo experimental com camundongos obesos demonstrou que a tirzepatida – substância ativa do Mounjaro para diabetes e Zepbound para obesidade – reduziu tumores de câncer de mama ao mesmo tempo em que induziu perda de peso nos animais. Os resultados foram apresentados durante a ENDO 2025, o encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, e indicam que os tumores diminuíam na proporção à redução do peso corporal e da gordura hepática.
A pesquisa envolveu 16 camundongos jovens alimentados com dieta rica em gordura para estimular obesidade, tratados com tirzepatida ou placebo a cada dois dias por 16 semanas. Os animais tratados emagreceram aproximadamente 20%, e os tumores foram medidos duas vezes por semana, revelando uma redução consistente conforme o progresso do tratamento.
De acordo com Amanda Kucinskas, pesquisadora da Universidade de Michigan, embora os dados sejam preliminares, eles mostram que medicamentos usados para emagrecimento podem reduzir o risco de câncer de mama relacionado à obesidade ou melhorar o prognóstico em pacientes já diagnosticadas.
Esse resultado se soma a análises epidemiológicas que identificaram redução de até 7% no risco de até 14 tipos de câncer associados à obesidade, incluindo mama, cólon, endométrio e fígado, em usuários de medicamentos GLP‑1 como Mounjaro, Ozempic e Wegovy.
Embora haja potencial promissor, especialistas ressaltam que esses achados exigem validação em ensaios clínicos com seres humanos. Por enquanto, a tirzepatida não é indicada para prevenção ou tratamento de câncer, mas sim como terapia para obesidade e diabetes.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00