Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 27 de Julho de 2025

Menu

Pesquisa

Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo

Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama

Saúde | 26 de Julho de 2025 as 09h 41min
Fonte: O Tempo

Sociedade Brasileira de Mastologia

Um estudo experimental com camundongos obesos demonstrou que a tirzepatida – substância ativa do Mounjaro para diabetes e Zepbound para obesidade – reduziu tumores de câncer de mama ao mesmo tempo em que induziu perda de peso nos animais. Os resultados foram apresentados durante a ENDO 2025, o encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, e indicam que os tumores diminuíam na proporção à redução do peso corporal e da gordura hepática.

A pesquisa envolveu 16 camundongos jovens alimentados com dieta rica em gordura para estimular obesidade, tratados com tirzepatida ou placebo a cada dois dias por 16 semanas. Os animais tratados emagreceram aproximadamente 20%, e os tumores foram medidos duas vezes por semana, revelando uma redução consistente conforme o progresso do tratamento.

De acordo com Amanda Kucinskas, pesquisadora da Universidade de Michigan, embora os dados sejam preliminares, eles mostram que medicamentos usados para emagrecimento podem reduzir o risco de câncer de mama relacionado à obesidade ou melhorar o prognóstico em pacientes já diagnosticadas.

Esse resultado se soma a análises epidemiológicas que identificaram redução de até 7% no risco de até 14 tipos de câncer associados à obesidade, incluindo mama, cólon, endométrio e fígado, em usuários de medicamentos GLP‑1 como Mounjaro, Ozempic e Wegovy.

Embora haja potencial promissor, especialistas ressaltam que esses achados exigem validação em ensaios clínicos com seres humanos. Por enquanto, a tirzepatida não é indicada para prevenção ou tratamento de câncer, mas sim como terapia para obesidade e diabetes.

✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.