Localidade vulneráveis
Mais Médicos abre 89 vagas em Mato Grosso em mais de 50 municípios
A iniciativa busca ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante
Saúde | 08 de Maio de 2025 as 07h 41min
Fonte: PNB Online

O novo edital do programa Mais Médicos prevê 89 vagas para atuação em 53 localidades de Mato Grosso. As inscrições estão abertas até 8 de maio, neste link, e fazem parte de uma chamada nacional que oferece 3.174 oportunidades em todas as unidades da federação. A iniciativa busca ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante.
No estado, 80 vagas serão distribuídas em 51 municípios e outras nove em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Araguaia e Cuiabá. Mais da metade das oportunidades está destinada a áreas classificadas como de média, alta ou muito alta vulnerabilidade social, segundo o Ministério da Saúde. Sinop lidera a lista de municípios mato-grossenses, com sete vagas.
A distribuição considera dados da nova edição do estudo Demografia Médica 2025, que apontam desigualdades na presença de profissionais da saúde em diferentes regiões. Nacionalmente, o Nordeste concentra o maior número de vagas (1.105), seguido pelo Sudeste (945) e o Norte (397).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os médicos do programa reforçam as equipes de Saúde da Família, porta de entrada do SUS, e sua atuação contribui para acelerar o acesso a consultas especializadas e exames.
As oportunidades se dividem entre três perfis: médicos com CRM no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Estes dois últimos grupos precisam passar por um módulo de acolhimento e avaliação antes de iniciar os atendimentos.
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo 77% do território nacional. O objetivo é chegar a 28 mil médicos. Em Mato Grosso, além de Sinop, Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães também terão seis vagas cada. Outros 48 municípios receberão entre uma e três vagas.
O programa ainda prevê a formação continuada dos profissionais, com ofertas de especialização e pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade.
Notícias dos Poderes
Emissões de metano no Brasil em 2023 são 6% maiores do que em 2020
29 de Agosto de 2025 as 07h40SES apoia oficina de atualização em reação hansênica em Sinop
Ação teve como objetivo a qualificação dos profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e tratamento das reações tipo 1 e tipo 2 em hanseníase
28 de Agosto de 2025 as 16h31Pesquisa inédita do Campus Sinop apresenta tratamento inovador em humanos
28 de Agosto de 2025 as 09h11Saúde realiza sábado (30) mutirão de vacinação e pesagem do bolsa família
27 de Agosto de 2025 as 14h49SES treina equipes para a captação de órgãos na região de Sinop
Capacitação visa melhorar a formação de cerca de 50 profissionais de hospitais públicos, privados e filantrópicos envolvidos na captação de órgãos no norte de MT
27 de Agosto de 2025 as 09h59Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53