Vacinação
Mais de 50% da população de MT não se vacinou contra a gripe e campanha é prorrogada
A meta era atingir 90% da cobertura de vacinação do público prioritário
Saúde | 31 de Maio de 2023 as 11h 47min
Fonte: Redação G1-MT

Mais de 50% da população de Mato Grosso ainda não se vacinou contra a gripe. A campanha foi aberta ao público geral no dia 12 deste mês e terminaria nesta quarta-feira (31), mas foi prorrogada por mais 30 dias devido à baixa adesão.
Já o grupo prioritário possui 43% de cobertura e a meta era de 90%, ou seja, vacinar mais de 1,2 milhão de pessoas. A superintendente da vigilância de saúde do estado, Alessandra Moraes, disse que a prevalência é o grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde.
Ainda nesta semana, o estado deve receber a última remessa de doses com 160 mil unidades que serão distribuídos para o 141 municípios.
"É importante que a população conheça aonde tem a vacina dentro do seu município, ela é o único caminho que previne a forma grave da doença", disse.
A superintendente informou que o estado deve receber nos próximos dias, a última remessa de 162 mil doses da vacina contra a influenza.
A campanha
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) autorizou, no dia 12 de maio, os municípios de Mato Grosso a vacinarem toda a população maior de 6 meses de idade. O objetivo era expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.
A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00