Assistência na UTI
Hospital Regional de Sorriso integra projeto de telemedicina do Hospital Albert Einstein
Projeto é focado na atuação de profissionais da UTI adulto
Saúde | 06 de Março de 2023 as 16h 18min
Fonte: Ana Lazarini | SES-MT

O Hospital Regional de Sorriso, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), participa do projeto de qualificação da assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina (TeleUTI), ofertado pela Instituição Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde.
A unidade hospitalar integra o projeto desde agosto de 2022 e, na última semana, recebeu a visita presencial das equipes de UTI do Hospital Albert Einsten, representada pelo médico infectologista e intensivista, Décio Diamont.
“Esse projeto foi possibilitado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A SES abraçou essa iniciativa, que é focada no aperfeiçoamento das condutas médicas nas Unidades de Terapia Intensiva para adultos”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretaria adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, avalia positivamente a iniciativa e pontua que o Hospital Regional de Sorriso ganha na qualidade de assistência e na modernização de seus procedimentos e protocolos.
“Ter um projeto com o Hospital Albert Einsten, que é referência no Brasil para tratamento hospitalar, só enriquece a nossa assistência aos pacientes. Isso reverbera em todos os outros setores da unidade de saúde, além de beneficiar os profissionais que, muitas vezes, trabalham em outros locais e poderão aplicar essa eficiência onde forem”, acrescenta Caroline Dobes.
Por meio da TeleUTI, é possível desenvolver estratégias para melhorar o cuidado aos pacientes críticos, estimular o uso de indicadores de qualidade e de gestão, promover discussões que orientem as políticas públicas e analisar o impacto das intervenções propostas pelo projeto.
O projeto tem validade de 2 anos e as visitas de telemedicina – que integram equipes do Albert Einsten e do Hospital Regional de Sorriso – acontecem regularmente de segunda a sexta-feira, às 16h.
“O programa propõe, por meio da telemedicina, a implantação de ‘Tele Rounds’ com equipes multiprofissionais de ambos os hospitais, de forma a otimizar a condução clínica e os desfechos de pacientes internados em leitos de UTI Adulto”, concluiu a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho.
Notícias dos Poderes
Distribuição de leite humano cresce 23% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025
Rede de Bancos de Leite Humano da SES-MT também registra aumento nas doações e no número de recém-nascidos prematuros atendidos, que subiu de 654 para 781 bebês
28 de Julho de 2025 as 06h01Infarto em jovens aumenta 150% no Brasil, segundo Ministério da Saúde
28 de Julho de 2025 as 08h20Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47