Notificações
Hospital de Sorriso é notificado por problemas na estrutura do prédio e sobrecarga dos profissionais de saúde
No prédio, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras, inclusive no centro cirúrgico
Saúde | 05 de Abril de 2023 as 12h 05min
Fonte: Redação G1-MT

O Hospital Regional de Sorriso, no norte do estado, foi notificado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), nessa terça-feira (4), devido às condições de trabalho e estrutura do local.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado e que a direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren-MT, do Sisma-MT e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e registrou os apontamentos feitos.
“Quanto à questão dos profissionais de enfermagem, o Hospital Regional esclarece que foi realizado um Processo Seletivo em fevereiro de 2023; os novos profissionais devem assumir os postos de trabalho no próximo dia 10 de abril. A SES ainda esclarece que o Hospita passa por constante modernização”, disse.
Durante vistoria na unidade nesta semana, o Conselho fiscalizou questões relativas ao exercício profissional na enfermagem e o Sindicato sobre as condições de trabalho e estruturais do hospital. Nos dois casos foram encontradas irregularidades, segundo as equipes.
O relatório apontou que o Hospital Regional possui 150 leitos e apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região.
Em alguns setores, segundo o Coren-MT, não havia enfermeiro responsável e a quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas.
Já o Sisma/MT apontou que a carga horária dos profissionais não estava sendo cumprida de acordo com o contrato e que não há pagamento de horas extras. Os profissionais compensam o excedente trabalhado com banco de horas.
Em relação à estrutura, segundo o sindicato, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.
O hospital tem sido notificado pelo Coren-MT desde 2021 por causa do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados.
Há ainda uma ação civil pública em andamento que foi apresentada à Justiça, mas os problemas apontados não foram resolvidos.
Notícias dos Poderes
Distribuição de leite humano cresce 23% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025
Rede de Bancos de Leite Humano da SES-MT também registra aumento nas doações e no número de recém-nascidos prematuros atendidos, que subiu de 654 para 781 bebês
28 de Julho de 2025 as 06h01Infarto em jovens aumenta 150% no Brasil, segundo Ministério da Saúde
28 de Julho de 2025 as 08h20Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47