Sucesso
Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
Saúde | 30 de Junho de 2025 as 11h 20min
Fonte: Roneir Corrêa - Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop comemora o sucesso obtido com os atendimentos realizados no sábado (28), entre 7h e 12h, na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT). Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana, e conquistou mais de 40 bolsas de sangue de várias tipagens sanguíneas.
“Agradeço a população de Sinop que realmente entendeu e atendeu nosso chamado. Quero parabenizar e agradecer a população que, agora, às 11h, temos mais de 40 doações. Pessoas que vieram por um bem maior, que é o nosso próximo, que é o ser humano, que é o nosso paciente. Obrigado por atender ao chamado da prefeitura e dos nossos pacientes”, disse o secretário de Saúde, Érico Stevan.
Jaqueline Noronha, uma das doadoras que compareceu no sábado e fez sua doação, valoriza a ação da prefeitura em abrir aos sábados, possibilitando o acesso ao serviço às pessoas que possuem restrição no horário comercial.
“Hoje, pela manhã, recebi uma mensagem de uma aluna minha, que é enfermeira, dizendo que a UCT estava atendendo e precisando de sangue, e aproveitei um tempinho e vim aqui fazer esse ato hoje. Esse atendimento aos sábados, ajuda muito, porque geralmente sábado é um dia mais tranquilo para gente e ai a gente aproveita e encaixa”, comentou ela.
Os atendimentos estendidos serão mantidos, a princípio, em todos os últimos sábados de cada mês.
“É um pedido que foi feito ao nosso prefeito Roberto Dorner e ao vice, Paulinho, na rede oficial da prefeitura e nos surgiu essa demanda. Estendemos o atendimento aos sábados, para doação de sangue. Claro que pode haver mudanças, mas, no momento, estabelecemos o último sábado do mês com atendimento estendido, para possibilitar a quem trabalha de segunda a sexta-feira, que possa vir fazer sua boa ação, no sábado”, afirmou Stevan.
Quem e como doar?
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 60 anos de idade, estar saudável e com peso superior a 50 quilos. Na UCT é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de endereço com CEP.
É recomendável que o doador, no momento da doação, esteja descansado, bem alimentado (evitar alimentos muito doces ou gordurosos) e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.
As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas somente após 30 dias do fim dos sintomas em casos leves, ou assintomáticos. Já nos casos de infecção grave, que resultam em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após a recuperação.
A UCT fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional. As coletas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. E no último sábado de cada mês, também das 7h às 12h. Os telefones para contato são: (66) 9 9292-2634 e (66) 3531-7325.
Notícias dos Poderes
Justiça inicia pagamento a ex-colaboradores de hospital em Sinop e dará prioridade a quem aceitar descontos
28 de Outubro de 2025 as 16h33‘Achei que ele não fosse resistir’: 1ª criança com câncer no Brasil a se tratar com CAR-T Cell completa 1 ano sem a doença
28 de Outubro de 2025 as 14h39Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%
Estimativa é de especialista da Sociedade Brasileira de Urologia
27 de Outubro de 2025 as 10h54Mato Grosso registra 177 mortes por câncer de mama em 2025 e acende sinal de alerta na saúde pública
Estado já contabiliza quase o total de casos de todo o ano passado; maioria das vítimas está entre 40 e 69 anos.
27 de Outubro de 2025 as 05h50Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
27 de Outubro de 2025 as 12h17'Fake news' contribuem para redução da taxa vacinal em MT, diz pesquisadora
27 de Outubro de 2025 as 08h53Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07