Imunização
Grupos prioritários podem se vacinar à noite a partir de hoje (05) em Sinop
A vacina está disponível para trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Saúde | 05 de Julho de 2021 as 10h 39min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde de Sinop lançou, nesta segunda-feira (05), agenda noturna para vacinação em primeira dose contra Covid-19. A partir de hoje, o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, São Francisco e Maria Vindilina 2 passam a atender até às 20h.
Para vacinar, o munícipe deve fazer o agendamento pelo ícone disponível no site da Prefeitura de Sinop (Vacina Covid/Agendar), procurar alguma das unidades denominadas com a opção NOTURNO, escolher data, horário, preencher o cadastro e finalizar o processo. Neste primeiro momento, o agendamento disponibiliza 438 vagas diárias até sexta-feira (09), sendo 240 no CIA, 90 na UBS São Francisco, e 54 nas UBS Primaveras e Maria Vindilina 2.
Além da ampliação de horário, a Secretaria está abrindo a vacinação para um novo grupo: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO), o grupo é formado por motoristas e cobradores. A estimativa, feita pelo Ministério da Saúde, é que em Sinop este público é formado por pouco mais de 240 pessoas.
A exemplo do que vem sendo praticado, é obrigatório apresentar vínculo ativo de trabalho, como cópia da carteira de trabalho ou cópia do holerite. A cópia será retida pela equipe de vacinação e ficará anexada ao cadastro do vacinado. É obrigatório, também, apresentação do cartão SUS atualizado ou o CPF, além de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.
A vacina também segue disponível para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores das indústrias, trabalhadores da educação e saúde (com comprovação de vínculo ativo, como cópia do holerite, por exemplo), caminhoneiros, grávidas e puérperas (com laudo médico), lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades (com laudo médico). A abertura de agendamento noturno não altera a programação já em funcionamento.
Até a manhã desta segunda-feira, 05, dados do Ministério da Saúde apontavam que foram aplicadas mais de 46,3 mil doses das vacinas contra Covid-19 em Sinop. Deste total, 34,9 mil correspondem a primeira dose e, outros 11,4 mil em segunda dose ou dose única. O acompanhamento da vacina pode ser feito pelo site do Ministério ( https://localizasus.saude.gov.br/ )
Somente no último sábado (03), foram vacinadas mais de 1,5 mil pessoas no município.
SEGUNDA DOSE – AÇÕES AOS SÁBADO, SEM AGENDAMENTOS
A segunda dose não precisa ser agendada. Para este grupo, a Secretaria de Saúde realizará ações específicas para atender a população com a segunda dose programada para recebimento em períodos próximos. Neste sábado (10/07), por exemplo, a Secretaria já está organizando programação e, em breve, deverá divulgar os locais e horários de atendimento.
O munícipe pode verificar no próprio cartão de vacinas a data de retorno e, deste modo, acompanhar a divulgação das mobilizações. A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09