Covid-19
Estado declara “alerta vermelho” para Sinop e outros 12 municípios
Classificados como risco máximo, municípios devem implementar quarentena obrigatória
Saúde | 19 de Junho de 2020 as 16h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), ascendeu o alerta vermelho para Covid-19 em Sinop e outros 12 municípios de Mato Grosso. Durante coletiva na tarde desta sexta-feira (19), o secretário Gilberto Figueiredo afirmou que notificará 13 municípios que já estão com classificação de risco “muito alto” para a disseminação do coronavírus. “Muito alta” é a classificação mais elevada em uma escala que tem 4 níveis de risco.
De acordo com o decreto 522, baixado pelo Estado no último dia 12, ao atingir a classificação “muito alta”, os municípios devem instaurar a quarentena coletiva obrigatória, por 15 dias - prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente.
A determinação inclui controle do perímetro do município com barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais. Todos os serviços não considerados essenciais devem ser fechados.
Os municípios que atingiram a classificação “Muito Alta” e serão notificados pelo Estado são: Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Segundo o secretário de Saúde, os indicadores que balizam a classificação foram divulgados em Boletim Informativo do Estado na quinta-feira (18). “Temos um crescimento substancial dos números registrados na Baixada Cuiabana e uma lista de municípios de outras regiões que já chegaram à classificação de risco muito alta”, declarou o secretário estadual de Saúde.
O documento oficial menciona que a SES “notifica os gestores quanto à situação emergencial instalada no âmbito da Saúde” dos referidos municípios, “recomendando que sejam adotadas de forma imediata as medidas constantes do Decreto nº 522, de 12 de junho de 2020, a fim de que tais medidas restritivas aumentem a efetividade do distanciamento social e reduza a velocidade de propagação da Covid-19”.
O que diz a prefeita?
A prefeitura de Sinop ainda não foi oficialmente notificada pela secretaria Estadual de Saúde, mas havia sido informalmente informada sobre a recomendação do governador. Na tarde de quinta-feira, Rosana Martinelli comentou sobre a possibilidade de fechamento geral, conforme orientação do Estado. “Estamos nessa fase [toque de recolher] até o dia 5 de julho. Se todos nós juntos conseguirmos nos cuidar, vamos conseguir reduzir o número de casos”, comentou Rosana.
Nessa semana, e também ao longo da pandemia, a prefeita tem se posicionado por enrijecer as medidas de prevenção mas sem decretar o fechamento do comércio. Um toque de recolher entra em vigor nessa sexta-feira (19), proibindo qualquer atividade comercial ou recreativa depois das 21h30.
Caso a notificação do Estado seja em forma de determinação, caberá a gestora municipal apenas executar a quarentena obrigatória, o popular “Lockdown”.
Notícias dos Poderes
Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30