Hospital de Sinop
Empresa não conseguiu comprovar que tem equipe para tocar UTI
Por falta de documentação, Secretaria de Saúde pede a rescisão do contrato
Saúde | 02 de Maio de 2023 as 10h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

A OGTI (Organização Goiana de Terapia Intensiva), empresa contratada pelo Governo de Mato Grosso para implantar os leitos de UTI Pediátrica no Hospital Regional de Sinop, ainda não demonstrou que tem a equipe necessária para prestar o serviço. Pelo contrato, assinado no dia 7 de fevereiro, a Organização tinha 3 dias úteis para apresentar toda a documentação necessária – que não aconteceu. O Governo do Estado chegou a dilatar o prazo, abrindo uma excepcionalidade para a empresa. Mesmo assim, ainda há pendência documental.
Na manhã desta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde do Estado, através do seu departamento de comunicação, informou que a OGTI não apresentou as escalas setorizadas para a UTI, UCI e Enfermaria. Também não foram apresentadas as escalas por especialidades e de responsáveis técnicos. Outro documento faltante é a Declaração de Escala Mensal de Trabalho e a documentação comprobatória do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Esses documentos estão diretamente relacionados à formação da equipe que vai atuar na unidade hospitalar, desde os médicos mais especializados – como cirurgião pediatra – até os profissionais de suporte, como os técnicos em enfermagem. Como as UTI’s funcionam 24h por dia, 7 dias por semana, é preciso demonstrar a escala de profissionais com quantidade suficiente para operar em todos os turnos. A Organização não apresentou essa documentação. “Seria uma irresponsabilidade enorme permitir que essa empresa colocasse os leitos em funcionamento sem a regularização de pontos essenciais para o funcionamento de uma UTI. Iremos licitar novamente o serviço para que seja possível a oferta de um atendimento de excelência, como a população merece”, disse o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
Considerando a situação irremediável, a Secretaria de Saúde solicitou a rescisão do contrato e já trabalha em um novo processo licitatório para atender a demanda por leitos pediátricos na região.
A OGTI foi contratada para implantar 30 leitos pediátricos no Hospital Regional de Sinop, sendo 10 leitos de UTI Pediátrica tipo 2, 15 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e 5 leitos de enfermagem clínica.
Na última sexta-feira (28), o GC Notícias reportou o histórico dessa empresa no Hospital Regional de Sinop. Responsável pelos leitos de UTI adulto durante a pandemia de Covid-19, essa empresa amargou uma taxa de mortalidade superior a 90% - chegando a ter um índice de 100% de óbitos entre outubro e dezembro de 2020 – clique aqui para ler a reportagem.
Logo mais, às 11h, o representante da empresa, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, vai conceder uma entrevista coletiva em um hotel de Sinop. O GC Notícias vai acompanhar.
Notícias dos Poderes
Mounjaro (tirzepatida) pode reduzir tumores de câncer de mama em camundongos, indica estudo
Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, em obesos, o medicamento promoveu perda de peso e diminuição proporcional dos tumores de mama
26 de Julho de 2025 as 09h41Fibromialgia agora é oficialmente reconhecida como deficiência pela lei federal
A partir de janeiro de 2026, pacientes com fibromialgia passam a ser considerados pessoas com deficiência (PcD), podendo acessar cotas em concursos públicos e isenção de IPI na compra de veículos. A avaliação será feita por equipe multidisciplinar
25 de Julho de 2025 as 07h42Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
23 de Julho de 2025 as 07h30Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00