Cuidados
Dermatologistas alertam: banhos quentes devem ser evitados até mesmo no inverno
Água muito quente afeta a barreira de proteção da pele, resseca, irrita e prejudica o couro cabeludo, mesmo em dias frios
Saúde | 30 de Julho de 2025 as 07h 55min
Fonte: Redação

Chegar em casa, tomar um banho quente e assistir um filme para relaxar é o programa favorito de muitos brasileiros. Mas o hábito de deixar o chuveiro o mais quente possível prejudica a pele e deveria ser evitado ao máximo.
Segundo dermatologistas, o banho quente — apesar da sensação de conforto — representa riscos à saúde da pele, mesmo durante o inverno. A água em temperatura elevada dilata os vasos sanguíneos e remove a oleosidade natural da pele, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e até dermatites e urticárias aquagênicas.
De acordo com a médica Claudia Marçal, membro da American Academy of Dermatology, "o único benefício do banho quente é o relaxamento momentâneo — mas ele não compensa os prejuízos à saúde da pele".
Já o dermatologista André Beber, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que no inverno a nossa pele precisa de mais cuidados por estar fragilizada. "Nessa época do ano, para não perdermos temperatura corporal, a pele só recebe o mínimo de sangue necessário". E o costume de tomar banho quente agride ainda mais a pele.
Além do corpo, o couro cabeludo também sofre os efeitos da água quente: ela estimula a produção de oleosidade, favorece fungos causadores de caspa e resseca os fios, deixando-os opacos e quebradiços.
Cuidados recomendados:

- Prefira banhos em água morna, com temperatura em torno de 37°C — ou o equivalente à do corpo humano. Teste a água no pulso: se estiver agradável, está na temperatura ideal.
- Limite o tempo do banho entre 5 e 10 minutos. Quanto mais tempo na água, mais a pele perde sua camada protetora.
- Evite o uso de buchas e sabonetes abrasivos. Seque apenas áreas como axilas, pés e região íntima, preferindo sabonetes líquidos ou óleos de banho, menos prejudiciais à barreira cutânea.
Após o banho:
- Hidrate o corpo ainda com a pele úmida, com cremes mais densos que contenham ureia, ceramidas, manteiga vegetal ou óleo de avelã — ingredientes que recuperam a barreira lipídica.
- Use toalhas felpudas e macias, trocando-as a cada dois dias para evitar fungos e bactérias.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%
Estimativa é de especialista da Sociedade Brasileira de Urologia
27 de Outubro de 2025 as 10h54Mato Grosso registra 177 mortes por câncer de mama em 2025 e acende sinal de alerta na saúde pública
Estado já contabiliza quase o total de casos de todo o ano passado; maioria das vítimas está entre 40 e 69 anos.
27 de Outubro de 2025 as 05h50Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
27 de Outubro de 2025 as 12h17'Fake news' contribuem para redução da taxa vacinal em MT, diz pesquisadora
27 de Outubro de 2025 as 08h53Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30