Aumento de casos
Dengue avança em MT e registros dobram em 11 dias; são mais de 4 mil casos
Uma pessoa já teve a morte confirmada por dengue no Estado, e 3 óbitos estão sendo investigados
Saúde | 14 de Fevereiro de 2024 as 07h 00min
Fonte: Redação PP

Em apenas 11 dias, os números registrados de possíveis casos de dengue mais que dobraram em Mato Grosso. O Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, mostrou que até o dia 2 de fevereiro deste ano haviam sido registrados 1.810 casos prováveis de dengue. No entanto, as novas atualizações mostram que o número de casos prováveis em MT saltou para 4.012 até esta terça-feira (13).
Uma pessoa já teve a morte confirmada por dengue no Estado, e 3 óbitos estão sendo investigados, conforme o painel do Ministério da Saúde.
Com o surto de dengue em todo o país e as chuvas no Estado, é importante redobrar os cuidados. Em Cuiabá, existe um número de telefone exclusivo para denúncias de focos de mosquitos da dengue: o (65) 3318-6059, contato do Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, outras estratégias tem sido adotadas com o objetivo de diminuir os focos do mosquito e conscientizar a população. Atualmente há visitas em imóveis e depósitos que poderiam servir de criadouro do vetor que também transmite chikungunya e zika.
Alerta ligado
Apesar do avanço da doença no Estado, apenas a cidade de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, decretou situação de emergência, devido aos casos de dengue e chikungunya na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, foram registradas 766 notificações de dengue e 555 notificações de casos de chikungunya.
Conforme o decreto nº 47, diante da situação de emergência, a prefeitura está autorizada a “adotar medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de Arbovirose, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento”.
Vacinação contra a dengue
Mato Grosso não está entre os estados selecionados pelo Ministério da Saúde que receberam as doses do primeiro lote do imunizante Qdenga, com cerca de 1,32 milhão de doses da vacina contra a dengue – das quais 750 mil foram disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59