Buscando solução
Anvisa aciona autoridades internacionais para antídoto do metanol ao Brasil
Saúde | 03 de Outubro de 2025 as 11h 54min
Fonte: Isto é

Com o aumento dos casos de intoxicação por metanol, o governo brasileiro iniciou uma corrida para garantir o acesso ao fomepizol, medicamento utilizado como antídoto nesses envenenamentos. O remédio não está disponível no mercado nacional, então a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acionou autoridades internacionais para viabilizar a importação ao Brasil.
Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira, 3, a agência informou que foram formalmente notificados os seguintes órgãos:
- ANMAT (Argentina);
- COFEPRIS (México);
- EMA (União Europeia);
- FDA (Estados Unidos);
- Health Canada (Canadá);
- MHLW (Japão);
- MHRA (Reino Unido);
- NMPA (China);
- Swissmedic (Suíça);
- TGA (Austrália).
Além disso, a Anvisa publicou um Edital de Chamamento com o objetivo de identificar as fabricantes e distribuidoras internacionais que tenham disponibilidade imediata de fornecer o medicamento ao Ministério da Saúde.
O fomepizol é considerado o tratamento de referência contra a intoxicação por metanol, porque age bloqueando a transformação da substância em metabólitos tóxicos, responsáveis por causa danos graves ao sistema nervoso e ao fígado.
Com a falta desse medicamento, os serviços de saúde precisam recorrer a alternativas, como o uso controlado de etanol grau farmacêutico, que pode retardar o efeito do veneno, mas não é tão seguro nem eficaz.
Além da corrida pelo antídoto, a Anvisa mobilizou os laboratórios Lacen/DF, o Laboratório Municipal de São Paulo e o INCQS/Fiocruz para analisar amostras suspeitas de bebidas adulteradas. As fiscalizações em campo já começaram em diferentes estados, em parcerias com a vigilâncias sanitárias locais.
Nos últimos dias, diferentes estados brasileiros registraram suspeitas de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Diante disso, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação nacional para coordenar as ações com Anvisa, vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de órgãos como Ministério da Justiça e Ministério da Agricultura.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24