Embrapa Agrossilvipastoril
Três eventos técnicos em Mato Grosso recebem submissão de trabalhos
Rural | 16 de Agosto de 2016 as 17h 27min
Fonte: Gabriel Rezende Faria
A programação de eventos técnico-científicos na área de agrárias está movimentada no segundo semestre de 2016 em Mato Grosso. Dois simpósios e um congresso encontram-se com o prazo para submissão de trabalhos aberto.
Os três eventos serão em outubro. O primeiro deles é o Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (Simbras), realizado entre 6 e 8 de outubro no campus de Sinop (MT) da UFMT. Na semana seguinte, de 13 a 15, será a vez da segunda edição do Simpósio de Pecuária Integrada (Simpi), que também será em Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. O terceiro evento será o Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (SAFs), realizado na UFMT, em Cuiabá, de 24 a 28.
Os três eventos terão sessões de pôsteres e alguns ainda contarão com apresentações orais de trabalhos. Os resumos farão parte dos anais de cada um deles. Cada um tem regras específicas de submissão e os prazos para envio dos trabalhos variam de 25 de agosto a 18 de setembro.
Evento |
Data de submissão |
Data do evento |
Local |
30/08 |
06 a 08/10 |
UFMT - Sinop (MT) |
|
18/09 |
13 a 15/10 |
Dante de Oliveira - Sinop (MT) |
|
25/08 |
24 a 28/10 |
UFMT - Cuiabá (MT) |
Simbras
Realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Embrapa e com a Universidade Federal de Viçosa, o Simbras recebe trabalhos até o dia 30 de agosto.
Os resumos submetidos deverão ser inéditos e devem pertencer a um dos seguintes temas: Aquicultura; Agricultura Familiar; Agroecologia; Agronegócio; Educação do Campo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Associativismo, Economia Solidária e Cooperativismo; Economia; Entomologia; Ensino e Extensão; Fitopatologia; Floresta; Forragicultura; Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; Políticas Públicas; Produção Animal; Produção Vegetal; Recursos Naturais; Solos e Urbanização.
Para submeter trabalho é preciso estar inscrito no evento e ter pago a taxa de inscrição. Cada participante poderá inscrever no máximo três trabalhos como autor principal. Há ainda um limite de seis autores por resumo. Todas as informações sobre a submissão podem ser conferidas no site do evento, que é o www.simbras-as.com.br.
Simpi
O II Simpósio de Pecuária Integrada (Simpi) recebe trabalhos até o dia 18 de setembro, data que não será prorrogada. Podem ser inscritos resumos nas áreas de produção e nutrição de ruminantes, ciência do solo, forragicultura e pastagens, sistemas integrados de produção, reprodução e sanidade animal, administração e extensão rural, pragas de sistemas agrícolas, melhoramento genético (animal e vegetal), produção vegetal e ciência florestal.
Para enviar trabalho, os autores devem estar inscritos no Simpósio.
Mais informações sobre as normas de submissão, programação e inscrições podem ser obtidas no site www.pecuariaintegrada.com.br.
O II Simpi é realizado pelo Grupo de Estudos em Pecuária Integrada, MT Ciência, UFMT e Embrapa Agrossilvipastoril.
CB SAF
O Congresso Brasileiro de SAF estendeu o período para submissão de trabalhos até 25 de agosto. Os trabalhos deverão ser submetidos em forma de resumos expandidos e serão avaliados pela comissão científica do congresso. Alguns trabalhos serão direcionados para apresentações orais e os demais para apresentação em formato de pôsteres.
As normas de submissão podem ser encontradas no site www.cbsaf.com.br.
Para submeter um resumo é preciso ter feito a inscrição previamente e pago a taxa. A Comissão Organizadora alerta para que o pagamento não seja feito na última hora, uma vez que o sistema bancário pode demorar até três dias para reconhecer a quitação do débito.
Os valores para as inscrições até o dia 18 de setembro são de R$ 225 para estudantes e agricultores e de R$ 450 para profissionais. Há condições especiais de desconto para grupos de estudantes e de agricultores que se inscreverem.
O CB SAF é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e realizado em conjunto pela Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e pela ONG Grupo Semente.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44