Embrapa Agrossilvipastoril
Sinop sedia Simpósio de Agropecuária Sustentável a partir de quinta-feira
Rural | 05 de Outubro de 2016 as 16h 51min
Fonte: Gabriel Rezende Faria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove nos dias 6,7 e 8 de outubro, em parceria com a Embrapa e com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o VIII Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (Simbras). O evento será realizado no centro de eventos Dante de Oliveira, em Sinop (MT), e tem como tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável das Novas Fronteiras Agrícolas".
O Simbras ocorrerá em conjunto com a 5º Conferência Internacional em Sustentabilidade e Agricultura. Os eventos buscam reunir a comunidade científica e o setor produtivo para discutir e transferir tecnologias para serem utilizadas no campo.
Inscrições
Interessados em participar do Simbras ainda podem se inscrever até nesta quarta-feira, dia 5, pelo sitewww.simbras-as.com.br. Os valores sofrem ajustes conforme a ocupação do participante e se irá acompanhar somente a programação de palestras ou se participará de algum dos minicursos ofertados paralelamente ao evento. As vagas são limitadas.
Programação
A Programação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável terá 18 palestras, sete minicursos e sessões de apresentação de trabalhos.
No primeiro dia serão abordados temas como a sustentabilidade, educação científica, economia, rotação de culturas, biocarvão e biotecnologia. A programação do segundo dia terá palestras sobre manejo da adubação fosfatada em solos de cerrados, lavouras de soja, crescimento epidemiológico, solo em sistemas integrados, manejo integrado de pragas (MIP), agricultura sustentável, mudanças climáticas e o futuro da Amazônia.
Para finalizar, o terceiro dia contará com quatro temas palestrados, sendo o primeiro sobre o uso de drones em planejamento agrícolas e florestal, seguido dos temas eficiência da suplementação de bovinos em pastagem, "Ciência: dados e sua validade" e captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Entre os palestrantes estão pesquisadores brasileiros e norte-americanos de instituições como Embrapa, UFMT, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Maine e Universidade da Flórida.
Minicursos
Além das palestras, o evento oferece minicursos sobre redação científica, análise de ensaios experimentais no ambiente R, ferramentas logísticas para decisões de cargas florestais, captação de recursos para projetos de pesquisa, melhorando sistemas sustentáveis de alimentação, teoria e prática de sistemas sustentáveis de agricultura e comunicação científica para não cientistas.
Alguns dos cursos já tiveram início na última segunda-feira e outros serão realizados ao longo desta semana e no início da próxima.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44