Mato Grosso
Seca em lavouras de algodão em MT pode comprometer produtividade, dizem agricultores
Um aumento de 33% a mais em relação a safra passada.
Rural | 18 de Fevereiro de 2019 as 09h 36min
Fonte: G1 MT

A falta de chuva pode comprometer a produtividade de algumas lavouras de algodão na região sudeste de Mato Grosso. Em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, a oscilação do tempo tem preocupado os agricultores. No município, algumas propriedades a chuva veio em bom volume enquanto em outras faltou.
Uma cena foi comum em algumas propriedades no mês de janeiro e começo de fevereiro: o tempo fecha, as nuvens aparece, mas a chuva não vem.
Uma das fazendas em Campo Verde destinou 420 hectares para o plantio de algodão. Essa é a primeira vez que a propriedade investe na cultura.
“Agora, é torcer para que essa chuva se prolongue nos próximos meses, março e abril, pra gente garantir ponteira e ter uma boa colheita futuramente pra poder entregar esses contratos”, afirmou a produtora Vitória Cimadon.
A expectativa da produtora é colher cerca de 250 arrobas de algodão por hectare. Mas como faltou chuva num momento tão importante para o desenvolvimento da planta, essa previsão pode mudar.
Na propriedade, choveu 65 milímetros no primeiro mês do ano. Bem menos do que em janeiro do ano passado, quando foi registrado 262 milímetros.
O levantamento foi feito pelo gerente da propriedade, que acompanha diariamente o baixo volume.
A oscilação do tempo nessa região chama atenção. Em outra fazenda, também em Campo Verde, que fica a 80 km da outra, a chuva veio em bom volume e favoreceu o desenvolvimento da lavoura.
Mesmo com essa oscilação no tempo, Mato Grosso deve produzir nessa safra cerca de 4,3 milhões de toneladas de algodão. Um aumento de 33% a mais em relação a safra passada.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44