Agrícola
Rosana participa de reunião do Cidesa e defende desenvolvimento da agricultura familiar
Rural | 06 de Dezembro de 2016 as 08h 21min
Fonte: Daniel Coutinho

Ao todo 13 municípios integram o Cidesa. Os novos gestores já iniciam as discussões para fomentar a agricultura familiar na região.
A prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), participou da última reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto do Teles Pires (Cidesa). No encontro foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas este ano e o orçamento para os próximos gestores de 2017.
Atuais prefeitos e eleitos de 13 municípios que integra o consórcio participaram da reunião. Um dos focos principais discutidos pelos integrantes do consórcio para o próximo ano é fomento voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar e a regularização fundiária.
“A agricultura familiar fomenta a economia, que é a principal produção de hortifrutigranjeiros, que abastece a cidade. Nós buscamos do Estado de São Paulo mais de 70% do que consumimos, precisamos dar condição ao pequeno produtor para que a gente possa produzir na nossa região os alimentos. Além da cidade, temos que comprar para a merenda escolar também e dando condições para o pequeno produtor produzir movimenta nossa economia e também evitamos o êxodo rural”, destacou Rosana.
Segundo o secretário executivo do Cidesa, Reinaldo Loff, na reunião também foi definida a nova diretoria do consórcio e algumas atividades que serão desenvolvidas a partir de janeiro como a regularização fundiária e descentralização das licenças ambientais de impacto local, para municípios menores.
“Hoje nós temos um problema muito sério no estado como um todo que é a regularização fundiária para a agricultura familiar. Estamos engajados na regularização fundiária para dar condições ao pequeno produtor de buscar recursos de financiamento para melhorar a qualidade de vida e renda dele na propriedade”, pontuou o secretário do Cidesa.
Ao todo 13 municípios integram o Cidesa, são eles: Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul.
O próximo encontro do consórcio está previsto para janeiro e além dos prefeitos atuais e os eleitos, também participaram da reunião o secretário Municipal de Agricultura, Beno Kaizer, o presidente do Ceasa, Daniel Brolese, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44