Fácil aceitação
Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
Rural | 04 de Agosto de 2025 as 09h 35min
Fonte: Globo Rural

Com textura macia, sabor suave e capacidade de derreter facilmente para deixar qualquer receita ainda mais saborosa, o muçarela é destaque à mesa. O queijo lidera a preferência, a fabricação e também o consumo entre os brasileiros e, por isso, tornou-se alvo da cadeia leiteira de Mato Grosso.
Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), a iguaria representa 75% da produção nas cooperativas entrevistadas no Estado do Centro-Oeste.
“Muçarela é o verdadeiro elo entre o campo e a mesa. Está no misto-quente, na pizza, no nosso ‘baguncinha’. Um ingrediente simples que entrega valor, sabor e identidade”, diz Antônio Carlos Carvalho de Sousa, presidente da MT Leite.
Uma das associações que prioriza a produção de muçarela para atender a região e lucrar é a Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso (Coopenoroeste/Lacbom). Ela destina 12 mil litros de leite de vaca diariamente para a fabricação deste tipo de queijo.
Wagner Vasques Bello, um dos cooperados, explica que muitos itens são produzidos por ele em São José dos Quatro Marcos (MT) com o objetivo de atender o público. Porém, o queijo muçarela tem o maior número de vendas pela popularidade e a facilidade de ser incluído nas refeições.
“A gente não aposta só em um produto. Muçarela tem muita saída, claro, mas é junto com os outros derivados que conseguimos manter o negócio girando. Cada produto tem seu público, e juntos eles fazem a diferença no nosso resultado”, reforça.
Saiba mais sobre o queijo
Líder nos rankings de queijo mais fabricado e mais consumido no Brasil, conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), ele era feito com leite de búfala na Itália, país que desenvolveu a iguaria. A troca para o leite de vaca aconteceu devido a “grande aplicação na culinária", completa a entidade.
Além da textura macia e a massa esbranquiçada, tem sabor ligeiramente ácido e salgado.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44