Cláudia
Produtores do ‘12 de Outubro’ recebem CCU das propriedades
Rural | 04 de Junho de 2019 as 08h 07min
Fonte: Naiara Martins

Neste sábado, 01.06, 53 agricultores familiares do Assentamento ’12 de Outubro’, no município de Cláudia receberam o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da área. Os contratos são emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e garantem ao produtor a exploração do lote no assentamento. Apesar do caráter provisório, as famílias beneficiárias têm garantida a segurança jurídica e o acesso às políticas da agricultura familiar, como crédito e assistência técnica. Cada CCU dá direito a acessar até 50 mil em crédito para custeio.
Assentados pela reforma agrária desde 2010, os agricultores tem enfrentado dificuldades para retirar o sustento da terra. Hoje o assentamento conta com cerca de 100 famílias, que trabalham basicamente na produção de frutas e hortaliças, ainda incipiente e de pouca renda.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Edson Moreira a falta de condições para acesso ao crédito tem dificultado o avanço dos produtores. Alguns sítios têm se destacado na produção de mandioca e batata, comercializados de forma in natura, em feiras livres de Cláudia e região.
Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral a melhoria das condições de produção passa basicamente pela união de forças em prol do bem-estar comum. Como em todas as oportunidades, o secretário fez questão de incentivar a prática do cooperativismo entre os produtores, assinalando a união de esforços como a melhor resposta para a maioria das dificuldades enfrentadas individualmente pelas famílias. O cooperativismo desempenha um importante papel para permanência do produtor no campo. Além de alavancar as vendas atraindo o interesse dos comerciantes, o acesso à novas tecnologias e o valor agregado à produção são algumas das vantagens trazidas pelo cooperativismo.
Silvano ainda aproveitou para anunciar a decisão do governador Mauro Mendes em regulamentar a lei nº 10.502, de 18 de janeiro de 2017, que criou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar e de Pequeno Corte (Susaf). O objetivo é garantir autonomia aos municípios nos processos de licenciamento ambiental de pequeno porte.
O Estado ainda se prepara para investir R$ 76,9 milhões no programa ‘Terra a Limpo’. Os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão aplicados na regularização de 165 glebas e 378 assentamentos, localizados em 87 municípios. Outra aposta é garantir celeridade aos processos de análise dos mais de 60 mil CARs (Cadastro Ambiental Rural), que aguardam na fila de espera.
A Seaf já tem preparada uma série de ações para atendimento aos produtores de Cláudia. Além da mecanização agrícola, e do fortalecimento à assistência técnica, uma grande parceria está sendo formatada com o Estado de Rondônia para o fomento das cadeias produtivas do café e do cacau em Mato Grosso. A proposta é envolver os agricultores na produção de variedades perenes, garantindo estabilidade econômica às famílias.
Também participaram da entrega dos documentos o prefeito de Cláudia, Altamir Kurten; o presidente da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Região Norte de Mato Grosso (Coopervias), Calixto Crispim; o vereador de Cláudia Léo Rizzi, entre outros produtores e líderes locais.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44