Pesquisa
Pesquisadores apresentam variedade de abacaxi resistente à fusariose
Resultados com variedade testa em lavoura de Mato Grosso foram promissores
Rural | 21 de Novembro de 2016 as 15h 47min
Fonte: Redação com Assessoria

Durante o 24º Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em São Luiz (MA), com o tema “Frutíferas Nativas e Sustentabilidade”, os pesquisadores da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Hélio Kist e Welington Procópio, apresentaram os resultados da pesquisa com a cultura do abacaxi. Os pesquisadores expuseram os artigos intitulados “Fatores climáticos no florescimento e produção do abacaxizeiro ‘BRS Ajubá’ no cerrado de Mato Grosso” e “Cultivares de abacaxizeiros em nitossolo vermelho eutroférrico no sudoeste de Mato Grosso”.
A pesquisa foi implantada em 2012, no Campo Experimental da Empaer em Tangará da Serra, com o objetivo de avaliar a melhor época de plantio, indução floral, colheita e o escalonamento da produção do abacaxizeiro. Os pesquisadores divulgaram resultados preliminares e informações fenológicas e de produção de três cultivares de abacaxi, a tradicional Pérola, a IAC Fantástico e a inovadora BRS Ajubá, nas condições climáticas e de solo de Mato Grosso.
Deram maior ênfase na cultivar BRS Ajubá, um híbrido resistente à fusariose e tolerante às condições climáticas indutoras de florescimento natural, despertando, portanto, bastante interesse na sua exploração. Plantada pela primeira vez no estado, a cultivar apresenta tolerância aos fatores indutores da floração, luminosidade e temperatura, se destacando pelo sabor doce.
Segundo Kist, a ideia é deslocar a colheita para períodos mais favoráveis do ano, atendendo as necessidades do produtor rural e do mercado. Hélio explica que existem vários fatores limitantes ao cultivo e destaca que a colheita dos frutos ocorre em épocas de excesso de oferta, preços baixos, além da desuniformização da colheita provocada pelo florescimento natural, o que eleva os custos de produção.
O município de Tangará é um forte produtor de abacaxi do estado, sendo que a cultura já ocupa uma área de 200 hectares e obtém uma produtividade média de 23 mil frutos/hectare. “Nossa intenção é apresentar uma variedade ideal para os agricultores rurais”, declara Hélio. O Congresso contou com a participação de pesquisadores, produtores, empresários e empresas interessadas neste setor do agronegócio brasileiro.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44