Ato histórico
Parceria entre Senar-MT e Senai-MT garante qualificação de jovens para atuarem no campo
Rural | 05 de Abril de 2021 as 16h 32min
Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar-MT

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (05.04), de forma online, a Aula Magna da primeira turma do Programa de Aprendizagem de Nível Técnico em Automação Industrial. A iniciativa é resultado da parceria entre os Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Industrial (Senai-MT). A princípio será ofertado no município de Rondonópolis e a expectativa é expandir para outros municípios. Já estão previstas mais cinco turmas.
A ideia é suprir a demanda do agronegócio quanto a mão de obra qualificada nesta área de tecnologia. Devido às restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, inicialmente as aulas ocorrerão de forma online.
O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia, acredita que a parceria trará bons resultados ao agronegócio e demais envolvidos. "É uma forma de estreitar os laços entre as instituições do Sistema S e uma oportunidade para que os jovens tenham acesso ao conhecimento de qualidade e de forma gratuita, contribuindo para a qualificação da mão de obra no campo".
Durante cerimônia, a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brum, explicou aos alunos a relação entre os parceiros. "Vocês são alunos do Senar-MT e utilizarão a estrutura do Senai. São integrantes da primeira, de cinco turmas dessa parceria que é um ato histórico".
O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) no âmbito rural e o Senar é a instituição responsável para possibilitar a formação teórica/prática dos estudantes. A parceria com o Senai-MT se concretizou por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições e possibilita mais oportunidades de formação para que os jovens atuem no campo em áreas como a automação industrial.
De acordo com o diretor de operação do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, essa é uma demanda antiga do setor e a expectativa é supri-la por meio da qualificação dos aprendizes. "Com esta formação aumentaremos o número de profissionais capacitados no mercado, trazendo resultados positivos para o segmento".
A qualificação tem duração de dois anos e esta turma está prevista para ser concluída em maio de 2023. Os conteúdos programados mesclam parte teórica e prática. Os participantes aprenderão sobre informática aplicada, diagramas hidráulicos, circuitos microcontrolados, tecnologias da informação aplicadas à Indústria 4.0 e mais de 1.200 horas de prática profissional, que somadas à teoria compõem uma carga horária superior a 3.100 horas.
Público-alvo - O Programa de Aprendizagem Rural é destinado a jovens de até 24 anos que tenham concluído o ensino médio e sejam contratadas na modalidade de jovens aprendizes pelas propriedades rurais.
Dentre os alunos desta turma está Sérgio Junior, 17, que agradeceu a oportunidade. "Parabenizo a todos os meus colegas que também passaram no processo seletivo. Eu espero obter os melhores resultados possíveis para a minha vida profissional".
Estudante de gestão em agronegócio, Bruno Aparecido, 21, pretende melhorar a carreira. "Pra mim é uma oportunidade muito grande e vai ajudar ainda mais na minha profissão".
Notícias dos Poderes
Governo de MT abre licitação para aquisição de equipamentos voltados à cadeia produtiva do leite
A iniciativa integra ações do Estado voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e à melhoria das condições produtivas
29 de Julho de 2025 as 09h48Déficit de armazenagem em Mato Grosso chega a 52 milhões de toneladas
Estado, que é o maior produtor nacional de grãos, tem capacidade para armazenar 49,87% da safra
29 de Julho de 2025 as 07h49Preço do milho acumula queda de 41% em Mato Grosso
Redução ocorreu nos últimos três meses devido à expectativa de alta na produção, informa o Imea
29 de Julho de 2025 as 08h20China lidera importações brasileiras no primeiro semestre de 2025
29 de Julho de 2025 as 07h17Fazendas à venda por bilhões: MT tem propriedades mais caras do País
Agronegócio impulsionou preço das terras
28 de Julho de 2025 as 07h37Se não conseguir reverter tarifaço dos EUA, Brasil tem opção de retaliar com quebra de patentes
Adoção de medida não é consenso no governo; para Croplife, iniciativa poderia causar impactos sistêmicos na cadeia de suprimentos
28 de Julho de 2025 as 08h06