Portaria
Ministério da Agricultura declara MT livre de aftosa sem necessidade de vacinação
O reconhecimento internacional como livre de febre aftosa sem vacinação abre oportunidades para que os produtos pecuários dessas regiões acessem os mercados mais exigentes do mundo
Rural | 25 de Março de 2024 as 15h 27min
Fonte: PNB Online

Nesta segunda-feira, 25 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a Portaria nº 665, reconhecendo nacionalmente Mato Grosso (MT) e outros 15 estados, como livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A medida proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nessas áreas, além de restringir a movimentação de animais e produtos para regiões onde a vacinação ainda é prática comum.
Essa restrição de movimento permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda reconhecimento internacional a todas as unidades da Federação como livres de febre aftosa sem vacinação. A portaria entra em vigor a partir de 2 de maio.
O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está em conformidade com o Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), visando tornar o Brasil completamente livre da doença até 2026. Os estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no plano estratégico, alinhado com as diretrizes da OMSA.
O reconhecimento internacional como livre de febre aftosa sem vacinação abre oportunidades para que os produtos pecuários dessas regiões acessem os mercados mais exigentes do mundo. Atualmente, apenas alguns estados brasileiros possuem esse reconhecimento internacional pela OMSA.
Em abril, os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do Amazonas realizarão sua última campanha de imunização contra aftosa. Já para os estados que continuarão com a vacinação, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as etapas de vacinação em 2024 seguirão nos meses de maio e novembro.
Notícias dos Poderes
Venda de carne bovina do Brasil para os EUA cai 60% após recorde de abril, diz associação de exportadores
Exportações diminuíram após Donald Trump sobretaxar importações de produtos brasileiros
22 de Julho de 2025 as 16h04Soja e biodiesel podem representar 6,4% do PIB do país em 2025
Essa evolução do setor se deve à safra recorde de 169,7 milhões de toneladas, conforme dados da Abiove
21 de Julho de 2025 as 15h16Congresso Brasileiro de Soja vai debater desafios e futuro da cadeia produtiva
Evento realizado pela Embrapa Soja inicia nesta segunda-feira (21/7), em Campinas (SP)
21 de Julho de 2025 as 07h43Carne bovina: tarifas americanas e mercado interno lento derrubam as cotações
As empresas americanas configuram o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira
18 de Julho de 2025 as 07h47Turquia e Bangladesh puxam compras de algodão de Mato Grosso
Em junho de 2025, foram embarcadas 92,67 mil toneladas
16 de Julho de 2025 as 10h22Fundo assume grupo em MT e desiste de RJ de R$ 2,2 bilhões
16 de Julho de 2025 as 07h53Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30