Sanidade animal
Mato Grosso terá mudança no calendário anual de vacinação contra aftosa
Rural | 10 de Agosto de 2016 as 09h 45min
Fonte: Raquel Teixeira - Sedec-MT

O calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso terá mudanças a partir de 2017. A primeira etapa da campanha, realizada em maio, atingirá todo o rebanho de mamando a caducando. Já a etapa de novembro será realizada com bovinos e bubalinos de até 24 meses. Ou seja, as etapas serão invertidas.
A mudança é uma antiga reivindicação do setor pecuarista de Mato Grosso e, após parecer técnico realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), foi aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O protocolo autorizando a mudança no calendário será assinado na sexta-feira (12.08), às 16h, no estande do Mapa na Exposul, em Rondonópolis.
O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, explica que a mudança tem viabilidade técnica, pois do ponto de vista da defesa sanitária não há nenhum prejuízo aos resultados de cobertura vacinal. "Outros estados do Centro-Oeste já realizaram a inversão do calendário”, afirma Nolasco, esclarecendo, porém, que na região do Pantanal permanece o mesmo calendário de uma única vacinação de todo rebanho, em novembro, e para aqueles que desejam fazer movimentação de rebanho, uma segunda etapa quando tiver ultrapassado seis meses da última vacinação.
Mato Grosso vacinou, na etapa de maio deste ano, mais de 12 milhões de bovinos e bubalinos, atingindo uma cobertura vacinal de 99,4%.
O estado tem o maior rebanho bovino comercial do Brasil, com 29,2 milhões de cabeças, e há vinte anos está livre da febre aftosa com vacinação, status reconhecido pela Organização Internacional de Zoonoses e Epizootias.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44