Atração de indústrias
Grupo Chinês deve investir US$ 80 milhões em fábrica de caroço de algodão em Mato Grosso
Unidade deve gerar 150 empregos diretos e reforçar a cadeia produtiva do agronegócio no Estado
Rural | 29 de Abril de 2025 as 08h 15min
Fonte: Débora Siqueira e Maju Souza | Assessoria/Sedec

A empresa chinesa Haid Group planeja instalar uma unidade de processamento de caroço de algodão em Mato Grosso, em um investimento estimado em mais de US$ 80 milhões, que poderá gerar cerca de 150 novos postos de trabalho. O Haid Group é um dos líderes globais na produção de ração animal, com ampla presença internacional, contando com mais de 600 subsidiárias em países como China, Vietnã, Índia, Indonésia, Egito e Equador.
Nesta segunda-feira (28.4), o governador Mauro Mendes recebeu, no Palácio Paiaguás, o diretor sênior do grupo chinês, Lee Yong Qiong, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Esta é a terceira visita de representantes da Haid Group a Mato Grosso. Em fevereiro, a comitiva estrangeira percorreu diversas cidades do interior do estado, acompanhada pela equipe de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para avaliar áreas potenciais para a instalação da fábrica. Atualmente, a empresa avalia duas cidades como possíveis locais para a nova unidade.
Durante a reunião, o diretor Lee Yong Qiong agradeceu o apoio do governo estadual e detalhou os próximos passos do projeto. Ele destacou a hospitalidade da população mato-grossense e a qualidade da produção de caroço de algodão no Estado como fatores decisivos para o investimento.
“Há um ambiente favorável para virmos para cá. A produção de caroço de algodão de Mato Grosso tem boa qualidade e quantidade suficiente para atender à nossa demanda. Queremos manter investimentos aqui, e a fábrica trará grandes benefícios econômicos para o Estado e para a nossa empresa”, afirmou o diretor, que também convidou o governador a visitar a matriz da Haid Group na China.
O governador Mauro Mendes ressaltou a importância de atrair investidores internacionais e comemorou o avanço do projeto. A decisão final sobre a localização da fábrica deve ser anunciada ainda em maio, com previsão de início das operações em até 20 meses após o início da construção.
“O grupo já está em estágio avançado de definição, avaliando algumas cidades para a instalação da nova planta, que vai gerar empregos e impulsionar a cadeia do agronegócio, um setor que continua a se expandir e a criar oportunidades na indústria. Mato Grosso está cada vez mais atraindo empresas, especialmente aquelas ligadas à transformação de proteínas animais e vegetais. Esse movimento gera empregos de qualidade e, acima de tudo, novas oportunidades em todos os setores relacionados”, afirmou o governador.
O secretário César Miranda reforçou que Mato Grosso é o local ideal para o investimento da Haid Group, em razão de sua forte produção de algodão e proteína animal.
“Qual é o Estado que mais produz algodão no Brasil? Mato Grosso! Qual é o Estado que mais cresce na produção de proteína animal, seja suínos, aves, bovinos ou peixes? Mato Grosso. Somos os maiores produtores das matérias-primas que essas empresas precisam, temos os melhores incentivos fiscais e uma logística que está avançando a passos largos, com quase 5 mil quilômetros de novos asfaltos e uma ferrovia em construção. Eles terão todo o apoio, como tantas outras empresas já tiveram. Temos a indústria que mais cresce proporcionalmente no Brasil”, destacou.
Nesta terça-feira (29.4), a direção da Haid Group tem reunião agendada com a Energisa para tratar do fornecimento de energia elétrica, além de uma reunião com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para discutir os procedimentos relativos ao licenciamento ambiental.
Antonio José De Gois
Notícias dos Poderes
Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01