Incentivo
Governo lança programa de recuperação de solos em assentamentos de MT
Rural | 23 de Maio de 2025 as 14h 59min
Fonte: Globo Rural

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lançam neste sábado (24/5) o Programa Solo Vivo, para incentivar a recuperação e correção de solo. O investimento inicial será de R$ 42,8 milhões e deve atender até mil famílias. A cerimônia será realizada em um assentamento da reforma agrária em Campo Verde (MT).
“Nosso objetivo é recuperar áreas degradadas, fortalecer a agricultura e aumentar a competitividade dos nossos produtos. Esse trabalho terá um impacto na vida de muitas pessoas”, afirmou o ministro, em nota.
A iniciativa é uma parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), responsável pela gestão do projeto, e com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que ficará a cargo dos estudos técnicos.
A partir dessas análises laboratoriais sobre a deficiência de minerais no solo, o programa vai identificar as necessidades de cada propriedade e fazer a aplicação dos insumos necessários, principalmente calcário e fosfato.
O trabalho de correção será acompanhado em tempo real por meio de uma plataforma digital de gestão, chamada Operation Center, que permite monitorar a localização das máquinas, as atividades em andamento e o desempenho de cada operação no campo.
“Isso garante total transparência e eficiência na execução das ações”, destaca César Pardini, consultor do Ministério da Agricultura.
Divino Martins, presidente da Fetagri-MT, diz que os agricultores familiares precisam melhorar as condições do solo de suas propriedades para obter melhores produtividades e aumentar a qualidade dos alimentos produzidos.
“Nossos solos estão cansados, desgastados de tantos anos de uso sem o devido cuidado com a reposição de nutrientes. O projeto vem para corrigir isso, recuperar essas terras e permitir que os agricultores produzam com mais qualidade e segurança”, explica, em nota.
Nesta primeira etapa, entre 800 e mil famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro dos assentamentos.
O projeto piloto em MT contempla ações em 10 municípios de Mato Grosso: Alto Araguaia, Campo Verde, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Inicialmente, as atividades começam pelos cinco primeiros: Campo Verde, Poconé, São José dos Quatro Marcos, São Félix do Araguaia e Juína.
Análises de solo
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será o responsável por realizar os estudos técnicos e orientar as práticas de correção do solo.
“O Solo Vivo é um exemplo prático de atividades de extensão que fazem diferença na vida das pessoas. Vai atuar diretamente no aumento da produtividade dos produtores dos assentamentos, gerando renda, emprego e ajudando a fixar o homem e a mulher no campo”, afirma Júlio César dos Santos, reitor do IFMT.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01