Mesmo?
Governo apoia projeto que transforma Cuiabá na capital do agronegócio
Plano Cuiabá é Agro foi apresentado ao governador Pedro Taques pelo Sindicato Rural da Capital
Rural | 10 de Fevereiro de 2017 as 16h 51min
Fonte: Lorena Bruschi | Gcom-MT

O Sindicato Rural de Cuiabá, que representa os municípios da Baixada Cuiabana, apresentou ao governador Pedro Taques o projeto ‘Cuiabá é Agro’, que propõe ações para tornar a cidade a capital do agronegócio brasileiro. Entre as metas, está uma reforma estrutural no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O café da manhã com o setor agropecuário ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Para o governador, esta é uma ótima oportunidade para transformar a Capital em um grande centro, onde as pessoas vão comercializar, consumir, fomentar os setores hoteleiro, de serviços, entre outros. A expectativa é que, além de beneficiar o setor produtivo, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aumente, possibilitando investimentos em escolas, hospitais e educação, conforme avalia o chefe do Executivo Estadual.
“Eu apoio este projeto, para que o Gabinete de Comunicação do Estado comece a fazer uma campanha diferenciada para que possamos iniciar a repercussão de que aqui é a capital do agronegócio”. Na ocasião, Taques convidou o sindicato para apresentar o projeto para a sociedade em um evento, que deve ocorrer na sede do Governo do Estado, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com data a ser definida.
Ele citou ainda a intenção de fortalecer a parceria, já bem sucedida, com os representantes do agronegócio para a realização do 1º Fórum das Cadeias Produtivas, que levou eventos técnicos, workshops e apresentações de mais de 50 palestras e cursos para a Expoagro, em 2016. “Estamos vendo em Mato Grosso a transformação de eventos como esses, que antes eram voltados apenas para shows, em feiras em que se desenvolve a tecnologia. Esse é o futuro, e eu penso que este seja o caminho”, complementa.
Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, pelo fato de Mato Grosso ser detentor do maior rebanho bovino brasileiro, e a Capital do estado possuir infraestrutura para receber o volume de negócios que o setor agropecuário demanda, seria muito importante transformar Cuiabá na capital do setor do País.
“Foi uma satisfação receber o governador aqui dentro da nossa casa, e o Governo como um grande parceiro das exposições, dos eventos, se fez presente. Mostramos a ele esse compromisso que nós temos com a melhoria do parque, e recebemos um apoio para esta reforma e ampliação”, declarou o presidente, que comanda a entidade pelo triênio 2017/2019.
Parque de Exposições
O presidente do sindicato conta que construir um Parque novo seria um grande sonho de todos os produtores do estado, mas hoje esta é uma meta distante. O atual local está com uma infraestrutura que corresponde a 50% do necessário, com a necessidade de apenas algumas mudanças, defende Pires.
“Estamos com esse projeto para que, quando Cuiabá fizer 300 anos, nós tenhamos esse parque para ser a vitrine do agronegócio brasileiro. Nós estamos fazendo um trabalho para utilizar esta área de 170 mil metros quadrados, na melhor localização dentro de Cuiabá”, explica o presidente.
Um Plano Diretor do Parque está sendo elaborado por arquitetos. Está também em discussão a permanência da Cavalaria do Policiamento Montado (RPMon) da Polícia Militar no Parque de Exposições. Para o presidente, a estrutura é bem localizada, o que facilita o deslocamento dos animais para garantir a ordem pública. Ele apoia o uso de uma área externa para treinamentos e cuidados médicos dos animais.
Estiveram presentes no encontro o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Guilherme Nolasco; o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vaccari; o presidente da Acrimat, Marco Tulio Soares; e o presidente da Associação de Criadores de Nelore, Mario Cândido.
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44