Técnica
Embrapa ensina fazer enxertia em maracujazeiro-azedo
Rural | 25 de Maio de 2021 as 09h 17min
Fonte: Assessoria

A Embrapa Agrossilvipastoril acaba de publicar um Comunicado Técnico sobre enxertia hipocotiledonar em maracujazeiro-azedo. A publicação detalha de maneira inédita essa técnica.
Devido ao caule do maracujazeiro ser oco, outras formas de enxertia são difíceis de serem realizadas. Nesse caso, utilizam-se plântulas jovens, em uma fase em que o caule ainda não se tornou oco. “Essa técnica não é novidade em frutíferas. Mas no caso do maracujazeiro há algumas especificidades, algumas diferenças, que podem ser o segredo entre o sucesso e o fracasso na enxertia”, explica o pesquisador e um dos autores da publicação Givanildo Roncatto.
Na enxertia do maracujazeiro são usadas duas plântulas de mesmo tamanho, uma com o material porta-enxerto e outra com a cultivar que dará origem à copa. Dessa forma, é preciso semear tanto o porta-enxerto quanto o cavalo. Outra diferença é que a enxertia precisa ser feita ainda em viveiro.
Além de Givanildo Roncatto assinam o Comunicado Técnico as pesquisadoras Sílvia Campos e Dulândula Wruck.
Resistência à fusariose
A enxertia em maracujazeiro-azedo é uma alternativa para viabilizar o cultivo em regiões com ocorrência de doenças do sistema radicular, como fusariose e podridão-do-pé, causadas por patógenos do solo. Como não há controle químico eficaz para esses problemas, o uso de porta-enxertos resistentes se mostra como alternativa mais promissora.
A Embrapa, em parceria com a cooperativa Coopernova, de Terra Nova do Norte (MT) vem testando a resistência nas condições do norte de Mato Grosso de três porta-enxertos. As pesquisas mostraram que um deles obteve 100% de eficiência, outro 75% e outro 50%. Os resultados da pesquisa subsidiaram o pedido de registro de cultivar do material com maior resistência. Pesquisadores aguardam os trâmites necessários para que possa ser feito o lançamento do porta-enxerto.
“Embora ainda não tenha o registro da cultivar, já há interesse pela enxertia das mudas. Então com essa publicação técnica nós já saímos na frente. Quando tiver o registro e a disponibilidade de sementes, já temos a orientação sobre como fazer a enxertia”, afirma Givanildo Roncatto.
O Comunicado Técnico Enxertia hipocotiledonar em maracujazeiro-azedo está disponível para download no site da Embrapa Agrossilvipastoril, em www.embrapa.br/agrossilvipastoril.
Notícias dos Poderes
Déficit de armazenagem em Mato Grosso chega a 52 milhões de toneladas
Estado, que é o maior produtor nacional de grãos, tem capacidade para armazenar 49,87% da safra
29 de Julho de 2025 as 07h49Preço do milho acumula queda de 41% em Mato Grosso
Redução ocorreu nos últimos três meses devido à expectativa de alta na produção, informa o Imea
29 de Julho de 2025 as 08h20China lidera importações brasileiras no primeiro semestre de 2025
29 de Julho de 2025 as 07h17Fazendas à venda por bilhões: MT tem propriedades mais caras do País
Agronegócio impulsionou preço das terras
28 de Julho de 2025 as 07h37Se não conseguir reverter tarifaço dos EUA, Brasil tem opção de retaliar com quebra de patentes
Adoção de medida não é consenso no governo; para Croplife, iniciativa poderia causar impactos sistêmicos na cadeia de suprimentos
28 de Julho de 2025 as 08h06