Tarifas anunciadas
Comercialização de soja segue lenta no Brasil; veja como ficou o mercado
Com a imposição de tarifas sobre a soja dos EUA, a China tende a direcionar compras para o Brasil; confira os detalhes do grão
Rural | 11 de Março de 2025 as 07h 06min
Fonte: CANAL RURAL / AGÊNCIA SAFRAS

A guerra comercial entre Estados Unidos e China teve novos desdobramentos durante o período do feriado de Carnaval no Brasil. Como resultado, a China impôs uma retaliação de 10% a 15% sobre produtos agrícolas norte-americanos, incluindo a soja. Segundo informações da Safras & Mercado, a medida foi uma resposta às novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Demanda chinesa
Esse movimento pode redirecionar a demanda chinesa para a América do Sul, especialmente para o Brasil, que é o maior fornecedor global de soja. Segundo Rafael Silveira, analista e consultor de Safras & Mercado, “com a nova tarifa, a soja dos Estados Unidos se torna menos competitiva no mercado internacional, desestimulando as compras chinesas e beneficiando, sobretudo, os negócios com o Brasil”. Ele destaca que a China tem procurado diversificar seus fornecedores e garantir seu abastecimento no mercado sul-americano.
Embora grande parte das compras sazonais entre China e Estados Unidos já tenha sido realizada, Silveira observa que a redução na demanda chinesa pela soja norte-americana pode aumentar os estoques nos Estados Unidos. “Esse excesso de estoque pode pressionar os preços na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT)”, diz o consultor.
O papel do Brasil
A China sabe que o Brasil atravessa uma supersafra, o que torna essa mudança de estratégia mais eficaz. “Ao reduzir as compras de soja norte-americana, Pequim aproveita os preços mais baixos do Brasil e garante o abastecimento de seus estoques”, comenta Silveira. Ele acredita que essa dinâmica pode pressionar para baixo os contratos futuros em Chicago e aumentar os prêmios da soja brasileira até o final do ano.
Comercialização de soja
A comercialização da safra de soja 2024/25 do Brasil tem avançado, mas a um ritmo mais lento. Até 7 de março, 42,4% da produção projetada foi negociada, segundo o relatório de Safras & Mercado.
No relatório anterior, de 7 de fevereiro, esse número era de 39,4%. No mesmo período do ano passado, a comercialização estava em 36,6%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 48,8%. Considerando uma safra estimada em 174,88 milhões de toneladas, isso significa que 74,12 milhões de toneladas de soja já foram negociadas.
Perspectivas do mercado de soja
O ritmo de comercialização ainda está abaixo da média histórica para o período, o que indica que o mercado brasileiro ainda está se ajustando. As condições climáticas e a expectativa de produtividade, junto com o comportamento do mercado internacional, serão fatores importantes nos próximos meses.
O impacto das tarifas impostas pela China sobre os produtos agrícolas norte-americanos pode aumentar a demanda pela soja brasileira, o que ajuda a impulsionar as vendas no mercado interno.
Notícias dos Poderes
Consultoria prevê aumento de 10,5% na safrinha de milho do Brasil em 2024/25
22 de Maio de 2025 as 08h42Teste para gripe aviária em Mato Grosso dá negativo
Caso houvesse confirmação, produção de Mato Grosso poderia ser embargada para exportação
19 de Maio de 2025 as 16h52Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
Informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
20 de Maio de 2025 as 07h54Após caso no RS, Mato Grosso intensifica barreiras contra gripe aviária
Mais de 260 veterinários estão mobilizados para atuar em casos suspeitos e reforçar a defesa sanitária animal
19 de Maio de 2025 as 07h48China suspende carne de frango do Brasil após gripe aviária no RS, diz ministro
O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um granja comercial, informou o Ministério da Agricultura
16 de Maio de 2025 as 09h46MT lidera produção agrícola e puxa novo recorde da safra de grãos no país
Com alta na produtividade, estado deve colher mais de 102 milhões de toneladas e responde por quase um terço da produção nacional
15 de Maio de 2025 as 12h32CST debate entraves para aplicação da genética e manejo na pecuária de MT
O foco da terceira reunião da CST esteve na aplicação prática da genética, manejo, nutrição e sanidade nas propriedades rurais
15 de Maio de 2025 as 08h38