Reconhecimento
Brasil será reconhecido como livre de aftosa em maio, diz ministro
O reconhecimento vai permitir ao Brasil acessar mercados de carne mais exigentes
Rural | 20 de Março de 2025 as 07h 29min
Fonte: Globo Rural

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (19/3) que o Brasil receberá o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação no dia 29 de maio. Segundo ele, a medida vai viabilizar o acesso da carne bovina brasileira em mercado mais exigentes, como o Japão.
"O reconhecimento da OMSA será um marco histórico, esperado há mais de 50 anos. A expectativa, já confirmada tecnicamente pela OMSA, é que o Brasil cumpriu todos os requisitos. A assembleia será no dia 25 de maio e a entrega do certificado será em 29 de maio", disse Fávaro durante audiência pública no Senado Federal.
Um grande evento já está sendo programado para o início de junho em Paris, para comemorar o reconhecimento. "Faremos ato brasileiro, com parlamentares, governadores, indústrias da carne, produtores, que estarão juntos em 6 de junho, fazendo um churrasco brasileiro em Paris", disse Fávaro.
O reconhecimento, disse Fávaro, "vai permitir ao Brasil acessar mercados mais exigentes". Ele citou o Japão, que paga mais pela carne.
"É uma exigência para o Japão, que remunera bem. Eles pagam US$ 8 mil por tonelada de carne. A China, por exemplo, paga US$ 5 mil por tonelada. É uma oportunidade a partir de certificado que vamos receber", completou Fávaro.
O ministro ainda disse que 98% dos países que adotaram embargos ao Brasil por conta do caso da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul na metade do ano passado já reabriram os mercados. A China, no entanto, ainda mantém o veto à carne de aves do Estado.
Notícias dos Poderes
Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11