EBB
Brasil confirma dois casos de Vaca Louca
As exportações de carne bovina para a China estão suspensas temporariamente
Rural | 06 de Setembro de 2021 as 10h 29min
Fonte: Por: Aline Merladete - AGROLINK

Neste sábado (04.09) a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou dois casos de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida por “mal da vaca louca”, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG). A confirmação foi feita pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. Os casos foram detectados durante a inspeção realizada antes do abate dos animais.
Os registros representam o quarto e o quinto caso de EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) atípicos em mais de 23 anos de vigilância sanitária para a doença. De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, o Brasil nunca registrou a ocorrência de EBB clássica. Os casos de vaca louca atípica são menos perigosos para o rebanho porque são espontâneos e esporádicos, uma vez que partem do organismo de um animal e não acontecem devido à ingestão de alimentação contaminada. Esse tipo de doença costuma acometer o gado em idade avançada. Já a vaca louca clássica se manifesta após a ingestão de alimentos contaminados, como proteína animal, e afeta o rebanho mais jovem.
O Brasil notificou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) da ocorrência. Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o Brasil e a China, as exportações de carne bovina ficam suspensas temporariamente. A medida, que passou a valer a partir do sábado(4) e ficará em vigor até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.
Notícias dos Poderes
Déficit de armazenagem em Mato Grosso chega a 52 milhões de toneladas
Estado, que é o maior produtor nacional de grãos, tem capacidade para armazenar 49,87% da safra
29 de Julho de 2025 as 07h49Preço do milho acumula queda de 41% em Mato Grosso
Redução ocorreu nos últimos três meses devido à expectativa de alta na produção, informa o Imea
29 de Julho de 2025 as 08h20China lidera importações brasileiras no primeiro semestre de 2025
29 de Julho de 2025 as 07h17Fazendas à venda por bilhões: MT tem propriedades mais caras do País
Agronegócio impulsionou preço das terras
28 de Julho de 2025 as 07h37Se não conseguir reverter tarifaço dos EUA, Brasil tem opção de retaliar com quebra de patentes
Adoção de medida não é consenso no governo; para Croplife, iniciativa poderia causar impactos sistêmicos na cadeia de suprimentos
28 de Julho de 2025 as 08h06