Agrícola
Boletim semanal do agro negócio Cereali 20-09-2019
Rural | 21 de Setembro de 2019 as 22h 26min

Com o fim do vazio sanitário encerrado dia 15 de setembro agora, produtores aguardam as chuvas de modo que venham trazer a umidade ideal para início do plantio de soja para a safra 2019/2020.
No cenário da comercialização tivemos mais uma semana com bastante informações trazendo volatidade para as cotações de Chicago, cotações de dólares, prêmios nos portos, ajustes de fretes marítimos, componentes importantes para a formação de preços soja, milho e demais commodities ao redor do globo.
O início do plantio de soja no Brasil, evolução de lavouras Norte Americanas, intenção de uma proximidade sobre um futuro acordo entre China e E.U.A, estão pautando o direcionamento dos preços no campo dos grãos disponíveis, bem como para grãos com garantia de preços e entrega futuro 2020.
Presenciamos o fortalecimento do dólar dia a dia, acompanhamos as atuações dos bancos centrais ao redor do globo, buscando trabalhar corte de juros para equalizar suas economias de forma imponente, mesmo assim a moeda continua a ganhar forças, em 19/09 a moeda fechou acima dos R$4,16/ U$ uma vez que a taxa Selic abaixou 0,5 pontos percentuais, o que ocasionou a retirada de dólares no pais por parte de investidores que buscaram mercados emergentes com juros mais atrativos a exemplo do México, ocorrendo a mesma situação com o BC Norte Americano, deixando mais uma vez os custos baseados em dólares mais elevados no momento de liquidação onde a moeda americana necessita ser convertida para reais, hoje 20 de setembro o dólar encerra do dia cotado a R$4,1537/ U$ com queda de 0,21% negativo, mesmo assim ainda forte.
De certa forma para a formação de preços temos um bom cenário onde os produtores devem aproveitar estes picos para realizarem suas negociações de venda, tanto para o Soja SPOT quanto para o Soja com entrega Futura. Rumores de um cancelamento sobre a visita que estava agendada pela equipe chinesa em áreas de soja norte Americana, derrubaram as cotações do bushel na bolsa de Chigado fechando a cotação do soja durante o pregão de hoje a(- 10,75 / bushel). Continuamos atentos a cada nova informação que venha a trazer impactos significativos para o Agronegócio brasileiro.
Por: Wilson Marques de Araújo (Trader) Cereali Agronegócios
Notícias dos Poderes
Como o agronegócio deu a MT as propriedades mais caras do País
De 2019 a 2024, preços das terras com agricultura e pastagem no Brasil subiram quase 4 vezes mais que a inflação do período
05 de Agosto de 2025 as 16h16Recuperações explodem no agro de MT; são 50 só em 2025
Produtores preveem situação ainda pior com tarifaço
05 de Agosto de 2025 as 10h42Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China
Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional
05 de Agosto de 2025 as 07h30Queijo mais consumido do Brasil, muçarela estimula cadeia leiteira em Mato Grosso
Cooperativas priorizam iguaria com fácil aceitação no mercado para lucrarem mais
04 de Agosto de 2025 as 09h35Preço da soja inicia agosto em alta no Brasil
Prêmios e dólar seguem valorizando grão no país
04 de Agosto de 2025 as 08h33Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
02 de Agosto de 2025 as 14h44