Chuvas intensas
Aprosoja alerta para atraso da colheita após 29 cidades decretarem situação de emergência
Segundo o IMEA a colheita da soja está 17% atrasada em Mato Grosso em relação ao mesmo período do ano passado
Rural | 29 de Janeiro de 2025 as 13h 50min
Fonte: HNT noticias

Produtores de soja e milho de Mato Grosso seguem enfrentando os desafios por conta da instabilidade do clima no estado, na safra 24/25. Se durante o período de plantio, muitas regiões do estado sofreram com o atraso da chuva, atrasando também o plantio da soja, agora com o período de colheita, sojicultores estão enfrentando problemas para colocar as colheitadeiras no campo, com as fortes chuvas em algumas cidades, principalmente na região leste e médio-norte.
Até esta terça-feira (28), vinte e nove municípios decretaram situação de emergência por conta do alto índice de chuva, chegando a um acúmulo superior a 400 milímetros nas últimas semanas, interferindo diretamente na colheita da soja, como afirma o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
“Isso de certa forma já era esperado, pelo atraso de semeadura no plantio da safra 24/25 que também começou em ritmo muito lento. Porém, temos um fator que não contávamos, que é um fator inesperado, que é a grande quantidade de chuva. Nos últimos 20 dias, a chuva veio com força no estado, chuva em grandes volumes, e com muita frequência, impossibilitando os trabalhos no campo”, disse Bier.
A logística também tem sido uma preocupação para os produtores, já que as fortes chuvas vem causando a destruição de estradas, pontes, provocando alagamentos, obstruindo as rodovias municipais devidos a atoleiros, deslizamentos, e tudo isso preocupa na hora de escoar a produção, como ressaltou Luiz Pedro Bier.
“Armazenagem que é um gargalo no estado está sendo desafiada novamente, com os armazéns com muita fila, e com muito trabalho para secagem. E também a logística que com essas chuvas, piorou muito as estradas sem pavimentos, estão esburacadas e com atoleiros, é um cenário desafiador para o produtor mato-grossense”, afirmou o vice-presidente da Aprosoja MT.
Com a janela mais curta, e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido em Mato Grosso, o que gera ainda mais preocupação aos produtores rurais do estado. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressalta ainda que o cenário pode mudar nos próximos dias, caso o clima ajude.
“Nas próximas semanas devemos ter um avanço grande na colheita caso o sol apareça, porque tivemos um plantio atrasado e finalizado muito rápido, então a janela de plantio foi curta, e devemos ter um grande avanço da colheita nas próximas semana no estado inteiro”, finalizou Bier.
A Aprosoja MT segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para mitigar os desafios enfrentados pelos produtores. A entidade trabalha ativamente para buscar soluções que garantam melhores condições para o setor agrícola e minimizem os impactos dessas adversidades climáticas e estruturais.
Notícias dos Poderes
Consultoria prevê aumento de 10,5% na safrinha de milho do Brasil em 2024/25
22 de Maio de 2025 as 08h42Teste para gripe aviária em Mato Grosso dá negativo
Caso houvesse confirmação, produção de Mato Grosso poderia ser embargada para exportação
19 de Maio de 2025 as 16h52Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
Informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
20 de Maio de 2025 as 07h54Após caso no RS, Mato Grosso intensifica barreiras contra gripe aviária
Mais de 260 veterinários estão mobilizados para atuar em casos suspeitos e reforçar a defesa sanitária animal
19 de Maio de 2025 as 07h48China suspende carne de frango do Brasil após gripe aviária no RS, diz ministro
O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um granja comercial, informou o Ministério da Agricultura
16 de Maio de 2025 as 09h46MT lidera produção agrícola e puxa novo recorde da safra de grãos no país
Com alta na produtividade, estado deve colher mais de 102 milhões de toneladas e responde por quase um terço da produção nacional
15 de Maio de 2025 as 12h32CST debate entraves para aplicação da genética e manejo na pecuária de MT
O foco da terceira reunião da CST esteve na aplicação prática da genética, manejo, nutrição e sanidade nas propriedades rurais
15 de Maio de 2025 as 08h38