Barreira sanitária
Após caso no RS, Mato Grosso intensifica barreiras contra gripe aviária
Mais de 260 veterinários estão mobilizados para atuar em casos suspeitos e reforçar a defesa sanitária animal
Rural | 19 de Maio de 2025 as 07h 48min
Fonte: Redação PP

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) reforçou, na sexta-feira (16), as medidas de controle sanitário para prevenir a entrada da gripe aviária no estado. A decisão foi tomada após a confirmação de um foco da doença em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no dia anterior.
As ações incluem intensificação das visitas técnicas a propriedades com criação doméstica de aves, ampliação das inspeções em granjas comerciais e reforço nas barreiras sanitárias nas divisas do estado, especialmente com a Região Sul.
A entrada de veículos transportando animais ou produtos avícolas está sob vigilância redobrada.
Mato Grosso, que faz fronteira com a Bolívia, que registrou casos da doença em 2023, já vinha adotando medidas preventivas. De janeiro de 2024 até abril deste ano, o Indea realizou mais de 15 mil atividades de vigilância em propriedades consideradas de risco, além de centenas de coletas de amostras para análise laboratorial.
O Indea afirma que a rede de fiscalização conta com 262 médicos-veterinários capacitados para atuar em situações suspeitas. Também destaca que não há registro da doença no estado e reforça que o consumo de carne de frango e ovos continua seguro, uma vez que os produtos seguem protocolos sanitários rígidos.
Barreira e monitoramento
De janeiro de 2024 a abril de 2025, o Indea realizou 15.767 atividades de vigilância baseadas em risco, além de 107 visitas de vigilância ativa – sendo 54 em granjas comerciais e 53 em propriedades rurais com aves de subsistência.
Nesse período, foram coletadas 3.201 amostras de aves comercial para análise laboratorial, entre suabes (uso de cotonetes) e soros, como parte do monitoramento constante do vírus. Já de aves de subsistência foram 1.749 amostras colhidas.
Produção em destaque
Com um plantel de 37,2 milhões de aves comerciais, Mato Grosso é o oitavo maior exportador de carne de frango do Brasil, com destaque para os municípios de Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.
Controle nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na quinta-feira (15), o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, localizada em Montenegro, RS. Medidas emergenciais de contenção e erradicação do foco foram acionadas conforme o Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária.
O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a população não precisa se preocupar. “A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O Brasil possui controle rígido nos produtos de origem avícola inspecionados, portanto, não há risco para o ser humano”, afirmou em entrevista.
Desde 2006, o país se mantinha livre da doença em estabelecimentos comerciais, registrando apenas casos em aves silvestres e de subsistência.
Colaboração e prevenção
O governo estadual reforça a importância da colaboração da população e do setor produtivo na adoção de boas práticas sanitárias e na comunicação imediata de qualquer suspeita para manter a avicultura segura e saudável
Notícias dos Poderes
Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01