Jogo da discórdia
Vereadores querem porte de armas para CAC’s e geram bate-boca em sessão
Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos entre os presentes na Câmara
Política | 31 de Maio de 2022 as 15h 25min
Fonte: Julia Munhoz - Capital Notícia

A sessão da Câmara Municipal de Sinop desta segunda-feira (30.05) foi marcada por bate-boca e confusão. O presidente, vereador Elbio Volkweis (Patriota), mandou um militante do PT, que estava acompanhando as votações com uma camiseta do ex-presidente Lula (PT), se retirar do plenário após uma discussão com um grupo de direita que aguardava a votação do projeto de Lei 023/2022 que garante porte de arma para colecionadores, atiradores e caçadores (CAC). Para conter os ânimos foi preciso acionar a Polícia Militar.
A confusão começou quando o vereador professor Hedvaldo Costa (Republicanos) atacou a esquerda e defendeu, na tribuna, que o projeto não fosse retirado da pauta, conforme pedido do vereador Mário Sugizaki (Podemos).
“De 1932 até hoje o que a esquerda e os governos de esquerda tem feito com o Brasil? Desarmado as pessoas de bem e armado os bandidos nesse país. É o que tem acontecido. Não estamos armando quem já está armado. Na realidade, o lugar mais seguro do mundo não é estar ao lado de um esquerdista não é estão ao lado de um CAC”, discursou Hedvaldo.
Com a fala do parlamentar do Republicanos, militantes da Direita teriam atacado o petista. Os ânimos ficaram alterados e o presidente da Câmara interrompeu a fala de Hedvaldo suspendendo a sessão por cinco minutos. Em videos registrados por pessoas que estavam na Casa de Leis é possível ouvir quando Elbio alerta que irá mandar o homem se retirar e ele explica que foi ofendido.
A Polícia Militar esteve na Câmara de Sinop para acompanhar a situação, que logo foi controlada e ninguém foi preso. A sessão foi retomada e militantes da direita e o petista assistiram a votação do projeto, que foi aprovado em primeira votação.
O bate boca também foi presenciado por várias pessoas que estavam no plenário, incluindo freiras e um padre que aguardavam a votação de uma moção de aplausos às Filhas de São Camilo, que cuidam do Lar Madre Josefina Vannini para idosos.
O PL 023/2022 garante aos CAC’s armamento em período integral, para além do “Porte de Trânsito” que está vinculado aos deslocamentos entre o local de guarda autorizado e os de treinamento, instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate.
A atual legislação prevê a posse de armas de fogo por CACs, mas o porte de armas municiadas é restrito ao deslocamento aos locais de treino e caça, que deve ser acompanhado de documentação especial expedida pelo Exército.
A justificativa apresentada na matéria é que Colecionadores, Atiradores e Caçadores não possuam meios hábeis para garantir sua vida fora dos trajetos previstos, “o que é preocupante, quando sabemos que podem ser alvos fáceis de criminosos, principalmente quando possuem informações sobre as atividades e materiais do CAC”, consta em trecho do texto.
Pauta do dia 30/05/2022 – 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop-MT.pdf
Notícias dos Poderes
Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49