Sinop
Vereadores que não se reelegeram comentam resultado das urnas
Para a maioria, renovação extrema da Câmara faz parte do processo democrático
Política | 04 de Outubro de 2016 as 09h 30min
Fonte: Jamerson Miléski
O resultado das eleições em Sinop foi cruel com a atual Câmara de vereadores. Dos 15 vereadores eleitos, 10 decidiram disputar a reeleição e destes, apenas 3 alcançaram sucesso. É a maior renovação do poder legislativo municipal dos últimos 16 anos.
Na sessão desta segunda-feira (3), candidatos vitoriosos e derrotados no pleito analisaram o comportamento do eleitorado ao usar da tribuna. O vereador Júlio Dias (DEM), foi um deles. Dias fez 478 votos, bem abaixo das eleições passadas que disputou e do necessário para garantir a reeleição. O vereador disse estar satisfeito por poder ter dado a sua contribuição como vereador e como secretário municipal antes disso. “Agora chega a vez de novos colegas darem sua contribuição pelo município. Sinop estará muito bem representada”, comentou Dias. Sobre a frustração nos votos, Dias disse que seu erro foi “trabalhar demais e não me preocupar em divulgar o que eu fiz”, declarou.
Carlão Coca-cola (PTB), também usou a tribuna para falar do resultado da eleição. Ele fez 983 votos, menos que na eleição anterior, mas o suficiente para lhe colocar no cargo de 3º suplente na coligação do PMDB, que elegeu 5 vereadores. “O político hoje não tem credibilidade nenhuma. É um momento muito ruim para ser político nesse país”, comentou Carlão. Sobre sua postura após o resultado das urnas, Carlão disse que já dava a sua contribuição para a sociedade e fazia trabalhos sociais antes de ser político e que continuará fazendo estando fora dos cargos eletivos.
Uma peculiaridade nessa eleição foi a candidatura de Mauro Garcia (PMDB). Um dos mais experientes vereadores da atual legislatura, Mauro ocupa o posto mais alto da Câmara, o de presidente. Chegou inclusive a ser contado para ser o vice-prefeito na chapa encabeçada por Rosana Martinelli (PR). Era apontado como um dos candidatos que seria mais bem votado. E de fato foi. Mas acabou não se reelegendo por causa do quociente eleitoral.
Mauro fez 1.358 na eleição de 2016, sendo o décimo candidato mais votado. Foram apenas 366 votos a menos que na eleição de 2012. Se tivesse feito 19 votos a mais, teria ocupado a vaga de Lindomar Guida (PMDB). “Fui muito bem votado, o que mostra que o trabalho foi reconhecido pela população. Trabalhamos bastante na campanha, visitando casa por casa. O que aconteceu é que os outros candidatos do partido tiveram um desempenho melhor. Parabéns para eles”, comentou Mauro.
Mesmo sendo o 10º mais votado, Mauro não foi eleito devido ao quociente eleitoral. As vagas da Câmara de vereadores são distribuídas de acordo com o número de votos que cada coligação obteve. Nessa eleição, Sinop teve 60.817 votos válidos. Dividindo esse número por 15 vagas de vereador, significa que a cada 4.054 votos a coligação ganha uma cadeira. Assume o mais bem votado daquele grupo. Por isso que Leonardo Visera (PP), com 766 votos foi eleito e Mauro com quase 600 votos a mais não.
A composição da nova Câmara conta com 5 vereadores do PMDB, 4 vereadores do PSDB, 4 vereadores do PR, um vereador do PDT e um do PP. Entre grupos, são 9 vereadores do grupo da Rosana, 4 do grupo encabeçado por Roberto Dorner (PSD) e 2 do grupo de Dalton Martini (PP).
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23