Sinop
Vereadores deixam cargos, prefeito tem um novo líder e suplente assume
Sessão é marcada por uma reorganização de funções dentro do legislativo
Política | 06 de Março de 2018 as 10h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

Mudanças significativas na formação do legislativo municipal ocorreram na sessão desta segunda-feira (5), da Câmara de Vereadores de Sinop. A principal foi a renúncia de dois membros da mesa diretora, eleita em janeiro de 2017. Formada por 5 vereadores, a mesa diretora tem a função de administrar o poder legislativo, sob o comando central do presidente, no caso, o vereador Ademir Bortolli (MDB).
Lindomar Guida (MDB), que ocupava o cargo de 2º vice-presidente, anunciou que irá renunciar ao posto. Segundo ele, o motivo é a busca por mais liberdade e autonomia para fiscalizar a gestão.
O vereador Toni Lennon (MDB), também renunciou ao cargo de 2º secretário da mesa diretora. O vereador disse que pretende trilhar o seu próprio caminho dentro do legislativo municipal.
Segundo o presidente da Câmara, Ademir Bortoli, a decisão de deixar a mesa diretora foi uma posição exclusiva dos vereadores. “Essa é uma decisão deles, anunciada na tribuna, que eu desconhecia. Esse é um poder democrático e cabe a cada um decidir sobre sua posição”, declarou Bortoli, informando que apesar do desmantelamento da mesa diretora, ainda possui o apoio da maioria dos membros do legislativo.
Caso a renúncia seja oficializada, o presidente terá que convocar uma nova eleição para estes cargos vagos, o que deve acontecer nas próximas sessões.
Outras mudanças
A vereadora Professora Branca (PR), escolhida como líder da prefeita Rosana Martinelli (PR), na Câmara, deixou o posto. O novo líder do executivo é Joacir Testa (PDT), eleito pela coligação que teve como candidato a prefeito Dalton Martini (PP), adversário da prefeita eleita. Testa começa sua nova função representando o prefeito em exercício Gilson de Oliveira (MDB), que comandará o executivo municipal durante a licença da prefeita Rosana. “Meu trabalho como líder será de buscar o entendimento entre vereadores e o executivo, atendendo e trazendo soluções para os problemas. Como líder não estarei ‘aliviando’ as falhas da gestão, me manterei cobrando e apontando soluções”, ressaltou Testa.
Outra mudança no legislativo municipal foi a posse do suplente Célio Garcia (DEM), o único vereador do Democratas na atual legislatura. Célio já havia feito uma passagem relâmpago pela Câmara, quando assumiu o cargo por uma sessão, na votação do processo de cassação do mandato do vereador Fernando Brandão. Agora Célio terá 32 dias para atuar na função. Ele ocupa a cadeira do vereador Luciano Chitolina (PSDB), que se licenciou da Câmara afim de dar oportunidade ao suplente.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30